Presidente da Funai se reúne com 250 lideranças indígenas em Rondônia

O presidente da FUNAI, Antônio Costa, visitou esta semana as coordenações regionais de Rondônia em Ji Paraná, Cacoal e Guajará Mirim para acompanhar a gestão, estrutura e trabalho desenvolvidos. Costa foi recebido por cerca de 250 lideranças indígenas do Estado.

Entre as demandas solicitadas estão a continuidade dos serviços referentes à pavimentação e drenagem da BR 429/RO (sentido Costa Marques), a compensação e danos ambientais decorrentes da construção da Hidrelétrica Santo Antônio (Rio Madeira), o fortalecimento das coordenações regionais, a instalação de novas CTL’s, a agilidade na elaboração do termo de cooperação técnica entre a Funai e a EMATER-RO, recursos para financiar oficinas e produção de artesanato, a demarcação e o reconhecimento étnico de povos que sofreram perda de seus territórios, entre outras questões.

“Faremos o possível para atender as necessidades dessas lideranças e fortalecer as comunidades e coordenações da região. Nosso objetivo é trazer desenvolvimento, sustentabilidade e educação escolar para essas aldeias”, ressaltou Antônio Costa.

Mineração

Ainda em Rondônia, o presidente da Funai se reuniu com Procuradores da República do Estado que atuam diretamente com políticas indígenas para discutir temas como mineração, invasão de terras por madeireiros e garimpeiros e condicionante de obras na região . Ficou definido que será realizado um seminário, entre maio e junho, sobre a mineração em terras indígenas no Estado.

 

ASCOM FUNAI

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *