Ex-secretário de Saúde Indígena assume pasta na Funai

O ex-secretário especial de Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues, volta a ocupar um cargo para defesa dos povos indígenas. Nesta terça-feira (28), ele anunciou que assumirá a Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Na nova ocupação, o diretor irá tratar de questões relacionadas à exploração do subsolo, demarcação, registro, tribos de recente contatos e isoladas, além de coordenar todas as regionais da Funai no Brasil.

“Com certeza teremos vários enfrentamentos e debates calorosos sobre o tema. Andaremos no caminho estreito entre ruralista inescrupulosos e ONG’s duvidosas. […] Essa lacuna que nos persegue desde o início do século passado precisa ser preenchida”, revelou Rodrigues.

De acordo com o ex-secretário, um dos principais desafios será em relação ao caso da região de Maraiwatsede, em Mato Grosso.  “Os dois lados foram injustiçados, como por exemplo a caso da Marawatsede. Um absurdo total, pois ali nunca foi terra indígena. De uma área próspera se tornou um campo de miséria, por isso temos que ter equilíbrio, isenção e transparência total”, revela. 

Protesto

Em fevereiro deste ano, lideranças indígenas de várias regiões do País se organizam para irem à Brasília (DF) protestar contra a exoneração do mato-grossense Rodrigo Rodrigues.  As lideranças temiam que ocorresse retrocesso nos avanços na política de saúde indígena no país conquistados nos últimos anos. 

 

 

Fonte: FolhaMax

Autor: CÍNTIA BORGES Circuito MT

VER MAIS EM: http://www.emnoticias.com.br/noticias/politica/35649/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *