Ministro anuncia ações de proteção no Acre

Em Rio Branco, Sarney Filho assina série de parcerias com o governo estadual para combater o desmatamento na Floresta Amazônica.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, adotou nesta sexta-feira (10/02) uma série de medidas em parceria com o Acre para conter o desmatamento na região. Em Rio Branco, Sarney Filho e o governador Tião Viana assinaram parcerias para ações de manejo florestal, regularização ambiental e sustentabilidade. O anúncio faz parte da programação da Caravana Verde, viagem oficial de Sarney Filho e equipe aos estados da Amazônia Legal para garantir a conservação do bioma.

O conjunto de medidas tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável por meio da integração entre todos os órgãos envolvidos com a questão. “O Acre é referência na sustentabilidade e queremos replicar essa competência para todos”, declarou Sarney Filho. O ministro acrescentou que planeja voltar ao estado, nos próximos meses, acompanhado de investidores como o governo norueguês para avaliação das boas práticas realizadas nas unidades de conservação acreanas.

OS ACORDOS

As medidas estabelecidas entre o governo federal e o Acre contribuirão em diversas frentes de conservação da Amazônia. O protocolo de intenções assinado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o órgão estadual de meio ambiente viabilizará o programa de regularização ambiental e o plano de manejo na Reserva Extrativista Chico Mendes, além de ações de controle nas unidades de conservação federais. Também foi oficializada a doação do terreno onde será construída a sede acreana do ICMBio.

O acordo de cooperação entre o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Governo do Acre tem foco na implantação das concessões de florestas públicas estaduais. A parceria inclui ações ligadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ao inventário florestal, ao aperfeiçoamento da legislação estadual e a programas como o de regularização ambiental. “É preciso adotar alternativas econômicas para gerar a inclusão social e, ao lado disso, permitir que a floresta continue prestando seus serviços ambientais”, defendeu o ministro.

CONSOLIDAÇÃO

O governador do Acre declarou que a parceria representará o fortalecimento das políticas ambientais no estado. Tião Viana afirmou que os novos projetos se somarão aos resultados já alcançados anteriormente, como a criação da Resex Cozumbá-Iracema, onde ele e Sarney Filho fizeram a entrega de diplomas de conclusão de cursos ambientais nesta manhã. “Estamos vendo, agora, a consolidação dessas ações”, afirmou. Tião acrescentou que esta é a primeira vez que uma equipe completa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) cumpre agenda no estado.

O lançamento das ações integra as atividades da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem liderada por Sarney Filho com equipe do MMA e órgãos vinculados aos estados da Amazônia Legal para estabelecer medidas de conservação e sustentabilidade na região. Ao longo desta semana, a equipe passou por Amazonas, Rondônia e Acre. As próximas etapas são Mato Grosso (16/02) e Pará (21/02).

A EQUIPE

Os secretários do MMA Everton Lucero (Mudança do Clima e Florestas) e Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental) visitaram, na manhã desta sexta-feira, uma área voltada para a piscicultura e uma cooperativa de produção de castanhas para conhecer outras atividades sustentáveis desenvolvidas em território acreano.

Além deles, a equipe é formada pelos secretários José Pedro de Oliveira Costa (Biodiversidade) e Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável). As atividades também são acompanhadas pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Bolsa Verde garante inclusão na floresta

Caravana Verde chega ao Acre

Ministro reforça proteção da Amazônia em RO

Parceria freará desmatamento, diz ministro

Sarney Filho incentiva economia florestal

Ministro visita Amazônia para conter desmate

 

 

LUCAS TOLENTINO
Enviado especial a Rio Branco (AC)

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *