Instituto Mamirauá abre inscrições para curso em manejo participativo de pirarucu

O Instituto Mamirauá está com inscrições abertas para o curso “Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas) em ambientes de várzea”. A formação acontece em Tefé, no estado do Amazonas, e é indicada para profissionais ligados à implementação do manejo dos recursos pesqueiros em áreas protegidas da Amazônia. As inscrições vão até 1º de março. São 25 vagas.

Com 17 anos de história na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais, junto às populações ribeirinhas, o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realiza o curso para preparar multiplicadores. Pessoas que possam promover a conservação do pirarucu em outras áreas da Amazônia.

O curso vai contar com uma equipe de instrutores e palestrantes, profissionais atuantes na área de manejo dos recursos naturais com ampla experiência na gestão do manejo participativo do pirarucu. No conteúdo, bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações, fundamentos da biologia e ecologia do pirarucu e a importância da várzea para a produtividade pesqueira, o desenvolvimento do método de contagem de pirarucu e suas implicações para o manejo, entre outros temas.

As atividades acontecerão na sede do instituto, em Tefé, e na Reserva Mamirauá, entre os dias 18 e 28 de abril de 2017.

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço pesca@mamiraua.org.br com os seguintes documentos: carta de intenção solicitando a inscrição e descrevendo suas atuais atividades ou aquelas relacionadas com o curso em questão; declaração de um dos dirigentes de sua organização de origem concordando com sua participação e atestando a autorização para seu afastamento pelo período do curso; cópias escaneadas de seus documentos pessoais (RG e CPF); Curriculum Vitae resumido, onde conste também nº de telefone comercial, residencial ou celular, para contato; e declaração de que pode custear a sua participação no curso.

Os 25 participantes selecionados terão os seguintes custos cobertos: materiais didáticos, alojamento e alimentação nos dias do curso e translado até o local do curso, dentro da cidade de Tefé e na Reserva Mamirauá. Os custos de transporte dos participantes de seu local de origem até Tefé (ida e volta) deverão ser custeados por suas instituições ou pelo próprio candidato.

O curso “Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas) em ambientes de várzea” é financiado pela Fundação Moore. Confira aqui o edital do curso na íntegra: EDITAL MULTIPLICADORES PMP-2017

Fonte: Instituto Mamiraua

VER MAIS EM: http://amazonia.org.br/2017/01/instituto-mamiraua-abre-inscricoes-para-curso-em-manejo-participativo-de-pirarucu/  (disponível em fevereiro de 2017)