Governo lança programa Municípios Sustentáveis do Amazonas e apresenta nova Matriz Econômica

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), lançará no próximo dia 8, quarta-feira, o programa Municípios Sustentáveis do Amazonas (MS Amazonas), com a presença do ministro do Meio Ambiente (MMA), José Sarney Filho. Na ocasião, também serão assinados cinco termos de cooperação técnica com instituições parceiras para a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do Amazonas. A solenidade será realizada a partir das 14h, no auditório da sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, Compensa 2, zona Oeste de Manaus. 

O programa MS Amazonas é o primeiro de uma série de instrumentos que serão implementados para reduzir o desmatamento, degradação ambiental e queimadas no Estado, com destaque para a região Sul, associado à política da Matriz Econômica Ambiental. Os municípios de Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Canutama serão os primeiros a estabelecer diálogo com a Sema para adesão ao programa.

“O objetivo do MS Amazonas é valorizar e integrar as características ambientais, sociais, econômicas e industriais, respeitando a diversidade populacional, cultural, bem como as riquezas e o empreendedorismo, para combater o desmatamento no Amazonas”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Stroski.

A Matriz Econômica Ambiental é a principal proposta de crescimento para o Estado e alternativa para a Zona Franca de Manaus, com a implantação de uma nova economia sustentável focada no desenvolvimento de projetos voltados para as riquezas naturais do Amazonas, tais como, piscicultura fruticultura, fármacos, cosméticos, entre outros.

Cooperação

Entre as instituições que assinarão os termos de cooperação estão o World Wildlife Fund (WWF), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Casa do Rio, Conservação Internacional (CI), além da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF).

ASSUNTO: Lançamento do programa Municípios Sustentáveis do Amazonas (MS Amazonas) e apresentação da nova Matriz Econômica Ambiental como política de Estado.

LOCAL: Auditório da sede Governo do Estado do Amazonas, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

HORÁRIO: Às 14h.

CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema): Florêncio Mesquita (93236-5740 e 98157-3463) e José Narbaes (3659-1828 e 99441-2016).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *