BRS Pacoua: nova cultivar de bananeira para o Estado do Pará

Plantas da BRS Pacoua em consórcio com açaí

O Dia de Campo na TV vai apresentar a nova variedade de bananeira tipo Prata para os bananicultores do Estado do Pará, a BRS Pacoua. No fim da década de 1990, havia um risco eminente de entrada da principal doença da bananicultura na região Norte, a sigatoka-negra, que poderia dizimar os bananais. A BRS Pacoua vem atender a demanda por frutos do tipo Prata, em especial onde há a presença das sigatokas amarela e negra e do mal-do-Panamá, doenças que limitam a produção da cultivar Pacovan. 

A banana do tipo Prata é a segunda fruta mais produzida no Pará, perdendo apenas para o açaí. A BRS Pacoua se diferencia da ‘Pacovan’ por ser resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-panamá, além de possuir mediana suscetibilidade à Sigatoka-negra. E apresenta um ciclo de produção em menor tempo e maior número de frutos por cacho quando comparada com a Pacovan.

No Pará, a bananeira é uma das culturas mais utilizadas em sistemas agroflorestais, em consórcio com culturas características da região Norte. E para ter sucesso na produção da BRS Pacoua, o agricultor deve adotar práticas de manejo e tratos culturais específicos. A variedade apresenta bom perfilhamento, porte médio-alto e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, idênticas às da Pacovan. Os frutos são menores que a cultivar materna, mas o sabor é semelhante.

De acordo com Edson Perito Amorim, líder do programa de melhoramento genético da bananeira da Embrapa, “a BRS Pacoua está presente em mais de 1000 hectares no Estado do Pará, comprovando a sua aceitabilidade comercial e permitindo-se inferir sobre seu excelente potencial futuro, como uma nova alternativa para uso pelos agricultores paraenses.” O programa vai mostrar como o trabalho preventivo da Embrapa e parceiros evitou prejuízos incalculáveis para os agricultores, na maioria, familiares, e para a economia da região.

O Dia de Campo na TV “BRSPacoua: nova cultivar de bananeira para o Estado do Pará” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias; Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Telefone: (75) 3312-8076

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *