Policiais fazem barreiras em estradas de acesso a garimpo invadido em MT

Policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) montaram barreiras nas estradas de acesso ao garimpo ilegal na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. A área, de propriedade da União, que em 2015 ficou conhecida como “Nova Serra Pelada” devido à quantidade de ouro encontrada, está ocupada desde o início de dezembro passado por homens armados. Os exploradores são considerados de alta periculosidade.

A polícia ainda não entrou no local por falta de reforço da Força Nacional de Segurança e do Exército. No entanto, houve aumento no policiamento nos arredores do garimpo. O objetivo é impedir que os garimpeiros recebam combustíveis, alimentos e até armas. A estratégia da polícia é isolar o grupo e enfraquecer a logística de extração ilegal de ouro, forçando que se rendem.

Também foram feitas algumas prisões desde o início deste mês. Segundo a Polícia Civil, cerca de 10 pessoas foram presas por invasão ao garimpo entre os dias 6 e 10 deste mês. A polícia informou que os presos são de outros estados e que vão responder por extração ilegal de ouro e crime de desobediência. A Justiça Federal já havia determinado que a exploração aurífera no local não pode ser feita sem a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

G1 – Globo | BR | Mato Grosso

Leia a notícia completa aqui.   

VER MAIS EM: http://midiaeamazonia.andi.org.br/ 

http://midiaeamazonia.andi.org.br/clipping/policiais-fazem-barreiras-em-estradas-de-acesso-garimpo-invadido-em-mt  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *