Nível do Juruá se aproxima da cota de transbordamento e deixa Defesa Civil em alert

As  chuvas constantes registradas  nas últimas semanas provocaram um aumento repentino no volume de águas do Rio Juruá que já ultrapassou a sua cota de alerta e está próximo de atingir o nível de transbordamento. O Corpo de Bombeiros considera que a cota de alerta é  aos 11,80m e a de transbordamento é de 13 metros. 

Nesta terça-feira o nível chegou aos 12,90 metros e as autoridades responsáveis pela  Defesa Civil já  traçam um plano de ação para uma possível atuação, caso  o volume de águas  continue subindo. 

Em menos  de uma semana o Juruá saiu de um nível de apenas atenção e já passou a preocupar os moradores da regiões alagadiças, como é o caso dos bairros, Lagoa, Miritizal, Olivença  e Boca do Moa.  Nesses locais, quando o rio ultrapassa os 13 metros, alguns moradores tem suas casas invadidas pela água.

Por conta disso, o Corpo  de Bombeiros já  iniciou as  operações de vistorias nessas regiões e se mobiliza com a prefeitura e outras instituições para dá assistência as famílias que correm o risco de serem desabrigadas pela enchente.

“Já estamos realizando as primeiras visitas nos bairros afetados para verificar qual é a situação das famílias. Se o rio continuar subindo nesse rítimo até o final de semana teremos que tirar as primeiras famílias. Mas, a princípio, esperamos quer não. Entretanto,os sabemos que janeiro e fevereiro são o momento forte do inverno” – disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Marcel Araújo.

Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério 

   http://www.tribunadojurua.com.br/geral/nivel-do-jurua-se-aproxima-da-cota-de-transbordamento-e-deixa-defesa-civil-em-alerta/    

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *