Inscrições abertas para mestrados e doutorados em diversas áreas do conhecimento

Cursos são oferecidos pela Universidade Nilton Lins, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas.

Estão abertas, até o dia 10 de fevereiro, as inscrições para o Exame de Seleção de candidatos no curso de doutorado em Aquicultura pela Universidade Nilton Lins em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Ao todo, são oferecidas oito vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site da Pós-Graduação em Aquicultura. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no mesmo endereço eletrônico a partir de 1º de março.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-Aqui), Elizabeth Gusmão, salienta que todos os candidatos aprovados terão direito, desde o começo do curso, a uma bolsa de estudos de doutorado disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “As bolsa já estão disponibilizadas pela Capes e Fapeam. Os alunos não vão ter dificuldades de estar sendo fomentados nos quatro anos de curso”, disse.

Conforme ela, essa é uma forma de incentivo e também de fortalecer e aumentar o número de doutores nessa área. “O Amazonas e toda a região Norte são carentes de doutores que possam fixa-se na região. Esse curso vem contribuir com essa demanda”, destacou. “Como a aquicultura é uma atividade que tem uma grande demanda, o curso tem sido fundamental para capacitação de profissionais de alta qualificação que podem concorrer vagas na Embrapa, UEA, Ufam, além das instituições privadas”, completou.

Elizabeth Gusmão conta que o PPG-Aqui dar oportunidade de formar doutor em aquicultura com foco em espécie nativa da região. O Amazonas é o único Estado do Norte que tem o curso que capacita os profissionais nessa área em nível de doutorado. O programa também possibilita que o aluno faça parte de seu doutorado no Exterior. “A Capes financia bolsa pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), que facilita a interação, capacitação e qualificação de pesquisa em nível superior, inclusive internacional”.

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura visa capacitar os profissionais, proporcionando-lhes domínio dos conhecimentos e habilidades adequadas para atuarem na educação superior, na pesquisa e desenvolvimento e como gestores e consultores em aquicultura.  Possui duas grandes linhas de pesquisa: Aquicultura para Conservação Ambiental e Sistemas de Produção em Aquicultura e têm como público-alvo engenheiros agrônomos, biólogos, zootecnistas, engenheiros de pesca, médicos veterinários, entre outros.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Aquicultura da Universidade Nilton Lins em parceria com o Inpa/MCTIC tem o objetivo de formar competências acadêmicas e profissionais em assuntos relacionados com os problemas da biologia, específicos de ambientes de cultivo de organismos aquáticos.

Biotecnologia e Recursos Naturais na UEA

Quem também está com inscrições abertas é a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais. O edital disponibiliza quatro vagas para alunos que realizarão o curso em Manaus. As inscrições ocorrem até o próximo dia 30, na Coordenação do Curso de Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais, localizada no prédio anexo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, Zona Sul.

No ato da inscrição o candidato deve apresentar os anexos que estão disponíveis no site do mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais. O curso visa qualificar profissionais para atuação nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão, de modo a propiciar recursos humanos ao sistema público e privado de ciência e tecnologia, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Os exames de ingresso serão divididos em três etapas: provas de conhecimento de área e de proficiência em língua inglesa (ambas de caráter eliminatório) e análise curricular (de caráter classificatório). O processo seletivo será realizado nas dependências da ESA entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A publicação dos resultados ocorrerá até o dia 24 de fevereiro e a matrículas dos candidatos aprovados e classificados acontecerá no período de 2 e 3 de março. 

Mestrado e doutorado na Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também está com inscrições abertas para mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Química (PPGQ), e para o Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA). Os editais completos estão disponíveis na página da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.

Para o PPGE serão oferecidas para o curso de mestrado 25 vagas regulares e cinco suplementares. O período de inscrição para o Exame de Seleção será de 23 a 27 de deste mês. Para o curso de mestrado do PPGQ serão disponibilizadas 15 vagas regulares e duas suplementares. As inscrições começam dia 23 e seguem até o dia 3 de fevereiro.

Já o PPGSCA oferece uma vaga para bolsita pesquisador em nível de pós-doutorado no âmbito do Programa  Nacional  de  Pós-Doutoramento  (PNPD)  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal  de Nível Superior (Capes). As inscrições vão até 31 deste mês. Também estão com inscrições abertas os PPG’s em Matemática, nos níveis de mestrado e doutorado, com inscrições até 2 de fevereiro, e em Ciência e Engenharia de Materiais, em nível de mestrado, cujas inscrições seguem até 27 de janeiro.

Doutorado em clima e ambiente

Até o próximo dia 27, o Inpa/MCTIC e a UEA estão com inscrições abertas para a seleção do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (Cliamb). São oferecidas 10 vagas para ingresso em 2017. Os candidatos podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado no portal do Inpa. Depois de preenchido e assinado, o formulário deve ser encaminhado em formato digital (PDF) para o e-mail selecao.cliamb@gmail.com, junto com os documentos listados no edital. A taxa de inscrição é de R$ 100.  

Silane Souza Manaus (AM)

FONTE: http://www.acritica.com/

http://www.acritica.com/channels/governo/news/vagas-em-mestrados-e-doutorados-em-diversas-areas-do-conhecimento  

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *