Aliança pela Amazônia é lançada em Belém

Iniciativa tem por objetivo unir esforços entre ONGs, empresas, academia, governo e sociedade civil em favor da restauração na floresta Amazônica. 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participou nesta segunda-feira (30/01) do lançamento da Aliança pela Restauração na Amazônia, em Belém (PA). O evento tem como principal objetivo unir esforços entre organizações não governamentais, empresas, academia, governo e sociedade civil em favor da floresta Amazônica.

De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério, Carlos Scaramuzza, foram discutidos durante o evento pontos de vista institucionais e temáticos, assim como os desafios e formas de aproveitar os aprendizados existentes.

Segundo Scaramuzza, a ideia é que as instituições participantes da aliança consigam juntar ações que já estão em curso no bioma para identificar lacunas e, então, unir forças para superá-las. “Esse tipo de iniciativa é fundamental pois alavanca a agenda”, disse. 

A ALIANÇA

Estre os  principais focos de atuação da Aliança pela Restauração na Amazônia estão: conciliar interesses e integrar ações em prol da ampliação da escala e da eficiência da restauração florestal; gerar, sistematizar e difundir conhecimentos e informações sobre restauração florestal, silvicultura tropical e sistemas agroflorestais; contribuir para formulação e implementação de políticas públicas que favoreçam a restauração florestal; e desenvolver ações de conscientização e sensibilização da sociedade civil sobre a necessidade de conservação/restauração da Amazônia.

Os membros fundadores da iniciativa são Conservação Internacional (CI-Brasil), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Instituto Socioambiental (ISA), World Resources Institute (WRI), Embrapa, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Amazônia Live/Rock in Rio, AMATA e Grupo AFB (Agropecuária Fazenda Brasil). 

RENATA MELIGA 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *