AC – Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência por cheia no Rio Juruá

O transbordamento de dois rios no Acre atinge 8 mil famílias. Os moradores foram removidos por terem suas residências inundas pelas águas dos rios Juruá e Tarauacá. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Carlos Batista, a situação mais preocupante é no município de Cruzeiro do Sul, que é banhado pelo Juruá. As fortes chuvas na região fizeram o nível do Rio aumentar de 17 centímetros em 24 horas.  

Segundo o último monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros, o manancial ultrapassou a cota de transbordamento que é de 13 metros e já registra a marca de 14,04 metros. Segundo o Coronel, esse volume deve aumentar ainda mais. 

Em Tarauacá, 13 ribeirinhos foram removidos de áreas de risco. O Rio que leva o nome do município está um metro acima da cota de transbordamento. 

A Defesa Civil também monitora outros mananciais. Mesmo estando abaixo da cota de alerta, o Rio Acre, que banha a capital Rio Branco, apontou em 24 horas elevação de 25 centímetros no seu nível. 

A maior elevação na medição divulgada hoje foi a do Rio Envira. O monitoramento do Corpo de Bombeiros apontou que em um dia o nível do rio aumentou 66 centímetros. 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta segunda-feira, 30: presidente do STF homologa delações da Odebrecht; obra de rodovia dentro de terra indígena é interrompida em Roraima. E mais: ano começa com alta no preço do pescado no Pará. 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.

 

Repórter Amazônia  em 30/01/2017 – 19:16
atualizado em 31/01/2017 – 09:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *