Mineração na Calha Norte e a luta do Povo Matsés contra a indústria do petróleo

A Edição #06 do Boletim Povos Isolados na Amazônia traz para o leitor o retrato da luta travada pelas comunidades Matsés, no Brasil e Peru, frente aos interesses da indústria do petróleo, e também, os impactos das atividades de mineração legais e ilegais em Terras Indígenas na Calha Norte do Pará.

O documentário A Fronteira Invisível – The Invisible Border (2016, 22 min) filmado em 2013 durante a IV Reunião Binacional Matsés Brasil-Peru, retrata a ocasião em que o povo Matsés, mais uma vez, se dirigiu aos Estados brasileiro e peruano para repudiar qualquer tipo de exploração em seu território.

Em 2007, a Perupetro, agência reguladora estatal peruana encarregada dos contratos de exploração de hidrocarbonetos, concedeu os lotes 135 e 137 para a Pacific Stratus Energy S.A. Após quase nove anos, as comunidades Matsés no Peru e no Brasil saíram vitoriosas da batalha contra a empresa petrolífera, que detinha os direitos contratuais de exploração de petróleo em uma área que sobrepõe em parte a Reserva Nacional Matsés (RNM) e a Comunidad Nativa Matsés (CNM), do lado peruano.

Na região conhecida como Calha Norte do Pará, projetos de exploração minerária causam impactos ambientais e sociais em terras indígenas, e ainda, garimpos ilegais no alto Nhamundá e alto Mapuera, em áreas próximas a registros de grupos isolados, transformam as dinâmicas de uso e ocupação territorial destes povos. 

 

Acesse em: Boletim Povos Isolados na Amazônia     

20/12/2016
Centro de Trabalho Indigenista  CTI  
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *