MPF/MT e prefeitura de Barra do Garças assinam TAC para melhoria da educação em Terra Indígena Xavante

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) e a prefeitura de Barra do Garças assinaram, na última sexta-feira, 25 de novembro, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de melhorar a situação da educação pública na Terra Indígena (TI) São Marcos, da etnia Xavante. 

A Coordenação Regional Xavante da Funai em Barra do Garças, a pedido do MPF, elaborou um detalhado “Diagnóstico da Educação Escolar Xavante”, com trabalhos de campo que incluíram um registro fotográfico de todas as unidades escolares e a aplicação de questionário para identificar quais eram, segundo a visão da comunidade indígena, os principais problemas educacionais enfrentados na área.

A Funai apontou problemas relacionados à estrutura física precária das unidades escolares, carência de professores, fornecimento inadequado de merenda, ausência de transporte escolar, falta de material didático próprio, calendário escolar inadequado, entre outros.

Em seguida, o MPF/MT solicitou que o Corpo de Bombeiros Militar de Barra do Garças realizasse vistoria nas 19 escolas de educação indígena municipais e estaduais da TI São Marcos, com o fim de identificar se as edificações cumpriam requisitos básicos de segurança, com análise de possíveis falhas estruturais que pudessem oferecer risco iminente à vida de seus ocupantes.

Cinco escolas foram interditadas após a vistoria realizada, sendo quatro delas municipais: Pariwawi, da aldeia Imaculada Conceição, Padre Sbardelotto, da aldeia Salvador, Iró’orãpe (Tatu), da aldeia Nossa Senhora das Grasças, e Geraldo Tserewaruwe, da aldeia Santíssima Trindade.

Em reunião com a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, as partes acordaram a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo qual a prefeitura de Barra do Garças comprometeu-se a realizar a reforma de todas as unidades escolares municipais em situação precária existentes na Terra Indígena, com prazo até o dia 1º de fevereiro de 2017 para abertura de processo licitatório para a realização das obras previstas.

O município também deverá garantir o transporte da merenda escolar até a sede de cada uma das escolas indígenas da Terra Indígena São Marcos.

Além disso, o calendário acadêmico das escolas indígenas deverá ser apresentado até o dia 15 de janeiro, e elaborado respeitando a autonomia, cultura e tradições Xavantes. O projeto político-pedagógico também deverá ser elaborado com atenção às especificidades culturais da comunidade indígena, com a realização de reuniões com as lideranças da comunidade e publicação nas línguas Xavante e Portuguesa.

A prefeitura concordou ainda em encaminhar à Câmara Municipal de Barra do Garças, até o dia 28 de fevereiro de 2017, um projeto de lei para a criação de um cargo de antropólogo na Secretaria de Educação de Barra do Garças, com o objetivo final de auxiliar o órgão na elaboração e implementação das políticas de educação voltadas para a população indígena daquele município.

O MPF acompanhará o cumprimento do TAC pela Prefeitura de Barra do Garças, enquanto continua o diálogo com a Secretaria Estadual de Educação, para sanar as deficiências constatadas nas unidades escolares da rede estadual de ensino na Terra Indígena São Marcos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
www.mpf.mp.br/mt
prmt-ascom@mpf.mp.br 
(65) 3612-5083

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *