MPF exibe documentário e promove debate sobre perseguição à etnia indígena Krenak no período militar

A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (MPF) promove, na próxima quinta-feira, 5 de outubro, uma sessão para exibição e debate sobre o documentário “Guerra sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak”. O evento começa às 16h no auditório do Conselho Superior da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

mpf1

Produzido pelo MPF em parceria com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a produtora Unnova, o filme traz depoimentos de indígenas do povo Krenak, além de especialistas sobre a resistência e luta contra a perseguição e genocídio da etnia durante o período do regime militar no Brasil.

Idealizado pelo Grupo de Trabalho Povos Indígenas e Regime Militar, o minidocumentário retrata as violações aos direitos dos povos indígenas ao serem expulsos de suas terras na região do Rio Doce, em Minas Gerais. Hoje a etnia ocupa uma reduzida área reconquistada com grandes dificuldades. Para os membros do MPF, a produção cinematográfica é uma forma de retratação simbólica aos indígenas pelo sofrimento e pelas violações sofridas.

A exibição do minidocumentário será seguida de debate com a participação do representante da etnia, Douglas Krenak, do coordenador da 6ª Câmara (Populações Indígenas) e subprocurador-geral da República Luciano Mariz, da procuradora regional da República Eliana Torelly, integrante do grupo de trabalho que idealizou o filme, e do antropólogo Jorge Bruno Sales, da Secretaria Pericial do MPF.

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá transmissão pela internet, via TV MPF.

Serviço:
Exibição e debate sobre o documentário “Guerra sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak”
Data/horário: quinta-feira, 5/10, às 16h
Local: Auditório do Conselho Superior da Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C, Brasília – DF

 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal

NOTA

* A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *