Ministro MMA Sarney Filho fortalece atuação indígena

Em reunião dos dirigentes do MMA com o cacique Raoni, ministro anuncia a criação de novas brigadas indígenas de combate às queimadas.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou a criação de novas brigadas indígenas para o combate aos incêndios florestais. Nesta terça-feira (02/08), Sarney Filho e toda a equipe do MMA e dos órgãos vinculados receberam o cacique Raoni Metuktire, líder da etnia Kayapó, para discutir questões ligadas à proteção das terras indígenas e da biodiversidade brasileira. A reunião representa o compromisso da nova gestão com a pauta indígena.

A determinação de Sarney Filho é que as equipes sejam estabelecidas com urgência para conter as queimadas. “As brigadas indígenas são as melhores que nós temos, as mais eficazes no combate a incêndios”, ressaltou o ministro. A previsão é que os novos grupos se somem aos cerca de 400 indígenas já contratados para o controle do fogo em diversas áreas da Amazônia, do Cerrado em Tocantins e do Pantanal no Mato Grosso do Sul.

UNIÃO

As lideranças da região do Xingu, no Pará, destacaram a importância do MMA e elogiaram a operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a Fundação Nacional do Índio (Funai) contra garimpeiros na região. “Estamos muito contentes por esse momento”, afirmou o cacique Raoni Metuktire. “O nosso trabalho precisa de união para podermos garantir a paz para ambos os lados.”

Na reunião, a equipe do MMA enfatizou o compromisso de atuar em conjunto com as lideranças indígenas. “Temos missões iguais, voltadas para proteger a natureza, e, por isso, queremos estar sempre próximos”, explicou o secretário de Biodiversidade e Florestas, José Pedro de Oliveira Costa. “Os povos indígenas são grandes aliados no combate ao desmatamento”, acrescentou o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte.

Também participaram do encontro o cacique kayapó Megaron Txucarramãe – sobrinho e sucessor de Raoni na luta indígena – e os secretários do MMA Everton Lucero (Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental) e Ricardo Soavinski (Recursos Hídricos e Ambiente Urbano), a presidente do Ibama, Suely Araújo, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o presidente substituto da Funai, Artur Nobre Mendes.

Veja fotos aqui

LUCAS TOLENTINO

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *