Rio Solimões passa por vazante mas ainda não prejudica navegação

Rio Solimões está medindo 7,90m na região de Tabatinga(AM). Apesar da seca, Agência Nacional de Água diz que as embarcações podem navegar.

Seca em Benjamin Constant
Seca em Benjamin Constant Tales Marinho//ColaboradorEBC//CC
 

Mas para o representante da Agência Nacional de Água (ANA), Jaime Silva, a situação ainda é estável. Nesta segunda-feira(11), de acordo com a régua telemétrica de Tabatinga, o rio baixou um pouco mais que seis centímetros.

“O rio Solimões está medindo hoje 7,90m. Ele passou três dias parado e agora voltou a secar. E está baixando. Está baixando uma média de seis a oito centímetros por dia, está muito alto ainda”, explica Jaime Silva.

Segundo o representante da ANA, o rio Solimões deve continuar secando até o mês de setembro: “Pode secar no mês de julho, agosto e setembro, lá pro dia 20 de setembro já deve voltar um ripiquete.”

No entanto o representante da Agência Nacional de Água diz que apesar da seca, as embarcações podem navegar sem problemas.

Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *