Navegação pelo rio Solimões está comprometida devido à estiagem

O nível das águas do rio Solimões no Amazonas atingiu a marca de 5 metros e 54 centímetros nesta quarta-feira (27).

O nível das águas do rio Solimões no Amazonas continua baixando e atingiu a marca de 5 metros e 54 centímetros nesta quarta-feira (27), a informação é da ANA, Agência Nacional de Águas.
 

Por causa dessa situação de seca, além de enfrentarem dificuldades de navegação por causa dos bancos de areia que se formam no rio, informou o representante da ANA em Tabatinga Jaime Silva.
 
“O Rio Solimões está baixando, as embarcações estão tendo até dificuldade de atracar aqui no porto de Tabatinga e para navegar também porque está aparecendo banco de areias no meio do rio, e a tendência é secar muito mais”, diz Jaime.
 
O coordenador da Defesa Civil de Tabatinga, José Costa, informou que o órgão tem uma programação para atender a população ribeirinha prejudicada com a seca, como distribuição de caixas d’água. E o governo do estado só vai decretar situação de emergência quando tiver os números das famílias prejudicadas. Esse levantamento ainda não foi concluído.
 
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quarta-feira (27): Ouvidoria Agrária avalia denúncia de novos conflitos por terra em Anapu, no Pará; planos de saúde em Roraima são os mais caros do país; CBF volta atrás e decide reduzir, em 5%, o preço do ingresso para Brasil e Colômbia pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
 
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.

FONTE: EBC

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *