Lei reconhece o Monte Caburaí como extremo Norte do Brasil

Agora é lei. O projeto de lei de autoria dos deputados Jalser Renier (SD), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e Lenir Rodrigues (PPS), que reconhece o Monte Caburaí como ponto extremo Norte do Estado de Roraima e, consequentemente, do Brasil, foi sancionado pela governadora Suely Campos (PP).

E a importância deste reconhecimento vai além das fronteiras. Para o antropólogo e cientista social Amazoner Okaba, “esse é um passo importante no contexto histórico e também tem valor socioeconômico e cultural para o povo”, disse.

Okaba, que tem uma dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre a Economia Indígena na tríplice fronteira – Brasil, Venezuela e Guiana, ressaltou que o reconhecimento do Monte Caburaí como extremo Norte do país, influenciou na pesquisa. “É uma referência, um trabalho que fica como referência e, antes, equivocadamente a gente falava que o extremo Norte era no Amapá”, enfatizou.

O fotógrafo Platão Arantes, que coordenou a expedição ao Monte Caburaí em 1988, acredita que a Lei é mais um resultado de uma luta de 18 anos. “Fico feliz. Tivemos o reconhecimento do Ministério da Educação, da Comissão Demarcadora de Limites, depois lutamos para a criação do Dia do Caburaí e agora, através do deputado Jalser Renier e da deputada Lenir Rodrigues, conseguimos essa batalha de tornar o Caburaí reconhecido pelo Estado como extremo Norte”, disse.

Para o deputado Jalser Renier, essa é mais uma forma de valorizar o estado de Roraima, sua cultura, suas riquezas. “Sempre que pudermos vamos trabalhar no sentido de divulgar e exaltar o estado de Roraima”, afirmou.

Conforme Lenir Rodrigues, ainda se observa em eventos nacionais e propagandas que existe equívoco sobre o extremo norte do país. Na opinião dela, “a Lei vai fortalecer a geografia e a geopolítica do Brasil, enfatizando que Roraima tem realmente um ponto extremo”. Ela defende que no estado é preciso fazer uma divulgação para que as pessoas entendam que é do Caburaí ao Chuí e os próprios roraimenses disseminem a informação.

Dia do Caburaí

De autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e Brito Bezerra (PP), foi instituído o dia 8 de setembro como o Dia Estadual do Caburaí, conforme calendário oficial do Estado. A ideia foi também para evidenciar o Monte Caburaí como ponto extremo Norte do país.

O Monte Caburaí tem 1.465 metros de altitude e fica localizado na Serra do Caburaí, no município de Uiramutã, a aproximadamente 319 km de Boa Vista.

FONTE: SupCom/ALE-RR