Arpa financiará projetos de gestão inovadora

Prazo para envio de propostas termina em 1º de agosto. Podem participar gestores de órgãos parceiros do programa Áreas Protegidas da Amazônia. 

O programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) lança chamada pública para apoiar financeiramente projetos de implantação de modelos inovadores de gestão em unidades de conservação. Serão apoiados projetos que apresentem uma gestão integrada, compartilhada e participativa, com o objetivo de ampliar a efetividade da proteção da biodiversidade.

Podem participar do edital órgãos gestores parceiros do programa. O prazo final para apresentação das propostas é dia 1º de agosto de 2016. O valor máximo a ser destinado, por projeto selecionado, é de R$ 314 mil. Podem ser financiadas atividades de contratação de consultoria e auxiliar de campo; deslocamento e transporte; divulgação; documentação; hospedagem e pernoite; alimentação; material de consumo; organização de eventos e expedições; e contratação de serviço de moderação.

As propostas deverão ser encaminhadas para o email arpa_ucp@mma.gov.br. O resultado final da seleção será divulgado no portal do Arpa.

Confira o edital completo aqui

SOBRE O ARPA

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Arpa foi criado em 2002 para apoiar unidades de conservação federais e estaduais, com o objetivo de expandir e fortalecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia.

É considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo. Atualmente, apoia 114 unidades de conservação, com área total de 59 milhões de hectares, o que corresponde a 98% da meta do programa. As unidades de conservação apoiadas são beneficiadas com bens, contratação de serviços e outras ações necessárias para a implementação das UCs.

O programa é implementado em parceria com governos estaduais e municipais da Amazônia, o Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), o Banco Mundial, o KfW (banco de cooperação financeira da Alemanha), a GIZ (agência alemã de cooperação técnica),a organização não-governamental WWF-Brasil, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e organizações da sociedade civil.

Saiba mais sobre o Arpa

MARTA MORAES
Assessoria de comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *