Suiá Missú – PF cumpre mandados de prisão por ameaça à Marãiwatsédé em MT

Na manhã desta sexta-feira (20/05), a Polícia Federal prendeu duas pessoas no município de Alto Boa Vista, acusadas de organizar a reinvasão da Terra Indígena Marãiwatsédé.

Os dois presos já haviam sido denunciados à Justiça Federal em setembro de 2015, juntamente com outras onze pessoas, por formarem uma associação criminosa responsável pela prática de diversos crimes durante o processo de desintrusão da terra indígena. Em reunião com o novo ministro da Justiça, no dia 13 de maio, lideranças indígenas manifestaram preocupação com o clima de tensão na Terra Indígena Marãiwatsédé.

A atuação articulada do poder público federal e da comunidade indígena xavante garantiram, nas últimas semanas, a segurança do território indígena ameaçado. Diante de claros indicativos da iminência de agressão ao território, a comunidade indígena manteve-se acampada no local de possível aglomeração dos invasores, evitando que o ato criminoso se consumasse. O Ministério Público Federal, a Funai e a Polícia Federal, após diligências na região, pediram na Justiça Federal providências para que cessasse a ação do grupo criminoso.

Ao apreciar o pedido, a Justiça Federal considerou haver provas substanciosas de que os suspeitos “sustentam firme e organizado intento criminoso de, muito em breve, promover nova invasão da área”. Para evitar a reiteração criminosa e garantir a ordem pública, a Justiça expediu dois mandados de prisão preventiva, cumpridos nesta manhã em Alto Boa Vista. Forças policiais continuam na região acompanhando a situação.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *