Subsídios à discussão de um plano de desenvolvimento sustentável para o Estado de Roraima

Tese de doutorado apresentada pelo Prof. Dr. Jaime de Agostinho, em 2000, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP.

capatese

Destacamos trecho da Introdução do trabalho

Dentro da filosofia que norteia um trabalho de Doutorado, esta tese visa fornecer contribuições efetivas e práticas para a Sociedade, subsidiando a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para Roraima, através da discussão de uma estratégia de desenvolvimento que leve em consideração o racional aproveitamento dos recursos naturais de modo a trazer uma melhor qualidade de vida à população do Estado, dentro de uma filosofia de proteção ambiental e respeito às populações tradicionais. Neste trabalho são propostas alternativas para os tomadores de decisão no Estado, frente ao atual quadro de bloqueio institucional por que passa Roraima, o que limita drasticamente a utilização plena de seu espaço físico à maior parte das atividades econômicas tradicionais.

Para a consecução deste trabalho, foram integradas técnicas e metodologias de diversas áreas do conhecimento dentro de uma visão geográfica, dando uma análise mais prática e realista da atual situação do Estado de Roraima, contribuindo em paralelo para promover o avanço do conhecimento geográfico da região, já que os poucos levantamentos de caráter global encontram-se defasados ou desarticulados.

Resumidamente esta tese fundamenta-se basicamente em dois pontos principais, quais sejam:

– Mostrar que o Estado de Roraima não possui no momento condições para um desenvolvimento sustentável pleno, em função de sua situação econômica e social ainda não consolidada, o que pode ser constatada através de critérios de qualidade de vida, e que a solução para isto seria o estabelecimento de políticas calcadas em uma filosofia de Ecodesenvolvimento. Esta filosofia visaria induzir políticas de desenvolvimento econômico – social baseadas em atitudes concretas de proteção ambiental de sistemas únicos ou frágeis, com a sua preservação ou conservação parcial, além do concreto manejo de recursos naturais renováveis visando a máxima agregação de valor às matérias primas, diminuindo assim o déficit ambiental e econômico do Estado.

– Propor metodologias e fluxos de ação para serem implementados em Roraima para o processo de Desenvolvimento Sustentável utilizando-se de indicadores consistentes, e a partir daí definirem-se processos de Ecodesenvolvimento adequados para serem atingidos os objetivos propostos.

Jaime de Agostinho

ACESSAR A TESE: USP TESE JAIME DE AGOSTINHO – tese Jaime de Agostinho