Pará lidera área de desmatamento entre 2015 e 2016 na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil divulgou dados sobre o desmatamento na Amazônia de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. De acordo com as informações, o Pará é o Estado que mais gerou quilômetros de desmatamento no período. Ao todo foram 1009 quilômetros, além disso, o levantamento mostra que o Pará lidera o registro de crime ambiental, com 36% da floresta desmatada.

A análise dos dados foi realizada pelo projeto Deter-B, que identifica e mapeia, em tempo quase real, alterações na cobertura florestal na forma de desflorestamentos e degradações com área mínima de 3 hectares, identificados a partir de imagens com resolução espacial de 56 metros e de imagens do sensor com resolução especial de 60 metros do satélite CBERS-4.

Satélites conseguem, do espaço, notar a modificação no território através de fotos que podem indicar desmatamento em uma região ou reflorestamento de uma área devastada. Através dessas informações é possível notar o avanço ou não do desmatamento e de práticas agrícolas no território, mais especificamente na Amazônia.

Portal Amazônia | AM | Meio Ambiente

Leia a notícia completa aqui.

 

 FONTE: http://midiaeamazonia.andi.org.br/

VER MAIS EM: http://midiaeamazonia.andi.org.br/clipping/para-lidera-area-de-desmatamento-entre-2015-e-2016-na-amazonia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *