Operação prende invasores em parque de Rondônia

Ação no Pacaás Novos ocorreu em área sobreposta a terra indígena

DSC07131

Agentes de fiscalização do Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, desbarataram, na quarta-feira (11), um grupo de invasores que promovia desmatamento no interior da unidade, na Terra Indígena Uru Eu-Wau-Wau, sobreposta aos limites do parque.

Com a chegada dos fiscais, o grupo conseguiu fugir, embrenhando-se pela mata, mas dois homens foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal em Porto Velho (RO). Foram apreendidas, ainda, no local, quatro motocicletas.

A operação foi coordenada pelos servidores Ronilson Vasconcelos e Emilson Tavares e contou com o apoio da Companhia de Operações Especiais (COE) e PE Guajará Mirim/Sedam. “Os danos ambientais foram grandes. O mais grave é que afetaram área duplamente protegida (unidade de conservação e terra indígena), o que exige envolvimento dos vários órgãos do governo no combate a esse tipo de crime”, disse Vasconcelos.

O Parque Nacional de Pacaás Novos é um das mais importantes unidades de conservação da região. Abriga, nos seus 764.801 hectares, importante patrimônio cultural indígena. No interior da unidade, encontram-se índios das tribos Uru-Eu-WauWau e Uru-pa-in.

Neste ano, foram realizadas três operações para coibir a ocupação ilegal de quatro áreas no parque: Grotão, Tera Roxa, Tachi e rio Boa Vista. Essas ações fazem parte da Operação Nacional do Vale do Jamari, que tem o apoio da Coordenação Geral de Proteção (CGPro) e da Coordenação Regional 1 (CR-1), do ICMBio.

Na próxima terça-feira (17), ICMBio, Ibama, Funai e outras instituições governamentais vão se reunir em Porto Velho para criar uma força-tarefa de combate aos crimes de grilagem, desmatamento e extração ilegal de madeira nas unidades de conservação e terras indígenas do estado.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *