Estudo no MT traz sinal de alerta sobre impactos das madeireiras

O setor madeireiro é um dos principais vetores da economia da Amazônia desde os primórdios da colonização e seus impactos afetam tanto o meio ambiente quanto as sociedades envolvidas com ele. 

Não há estudos conclusivos sobre o adoecimento dos trabalhadores deste setor na maioria dos Estados, mas uma pesquisa pioneira feita pelos professores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Wanderlei Antonio PignatiI e Jorge Mesquita Huet Machado apontou um quadro bastante preocupante. “O setor da indústria madeireira, um dos pólos da economia do Estado de Mato Grosso, provoca grande impacto negativo no ambiente e na saúde”, escrevem os professores no estudo que analisou situações de risco em 1.381 indústrias, com 4.381 trabalhadores de um universo total de 21.607 que compunham o setor no início deste século. “Foi observada a precarização do trabalho em todos os locais, em graus variados, demonstrando-se que, quanto mais as indústrias se afastam das sedes dos municípios, pioram as condições de trabalho/salário/saúde”, escrevem numa das partes mais contundentes do texto.

Ainda conforme o estudo dos matogrossenses, “ 11% dos trabalhadores estavam mutilados, outros 25% apresentavam outras sequelas de acidentes de trabalho e 28% estavam com deformidades de coluna vertebral”.

A Crítica | AM | Amazônia

Leia a notícia completa aqui.

FONTE: http://midiaeamazonia.andi.org.br/clipping/estudo-no-mt-traz-sinal-de-alerta-sobre-impactos-das-madeireiras 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *