Reitor da UFRR visita comunidade da Raposa I

O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Jefferson Fernandes, visitou no último sábado (23) a comunidade Raposa I, localizada no município de Normandia (RR), na área indígena Raposa Serra do Sol. 

O convite foi feito pelas lideranças da região à UFRR, em virtude do aniversário de 70 anos do tuxaua Caetano Raposo, que dirigiu a comunidade por cerca de três décadas. A Universidade é parceira da Comunidade Raposa, que de forma mais intensa e por meio do interesse de ex-alunos e professores, iniciou nos últimos cinco anos uma série de ações de caráter cultural, científico e de extensão.

A Raposa é uma região onde vivem e trabalham  também vários egressos da UFRR, que hoje são profissionais atuantes na área do Direito, Medicina e Secretariado Executivo. No evento, estiveram presentes lideranças de outras comunidades, dentre elas, Xumina e Napoleão. 

Em seu discurso, o reitor da UFRR, que também é indígena, lembrou de sua infância na comunidade do Surumu, reconhecendo os desafios dos povos indígenas pela garantia dos direitos e o exercício da cidadania.

“Agradeço o convite da comunidade feito para a UFRR, nossa instituição que pela primeira vez, em 26 anos, tem à frente um macuxi, da região do Surumu (RR). Por isso, é importante nossa aproximação e a demonstração do respeito que temos pelo pelos povos indígenas, que tanto contribuem para a construção de um Brasil plural e diverso, com uma história e uma cultura rica que precisa ser conhecida e valorizada”, destacou o reitor.
 
O reitor falou sobre o trabalho da UFRR em prol da formação de professores indígenas e a importância do incentivo das lideranças das comunidades indígenas na formação superior das gerações futuras. “Precisamos sempre ouvir as demandas e aperfeiçoar nosso trabalho dentro da Universidade em prol da educação indígena, um projeto que tanto nos orgulha.”, finalizou.

Reunião – No final do evento, o reitor da UFRR ainda participou de uma reunião na residência do ex-tuxaua Caetano Raposo, com lideranças da comunidade Raposa para discutir possíveis parcerias no desenvolvimento de projetos culturais e de caráter econômico que beneficiem os moradores e ampliem o trabalho da UFRR. 

FONTE: UFRR

VER MAIS EM: http://ufrr.br/ultimas-noticias/2442-reitor-da-ufrr-visita-comunidade-da-raposa-i

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *