Indígenas do Amazonas denunciam crise na saúde

Índios moradores da região do Alto Rio Negro, no Amazonas, denunciam uma crise na área da saúde.

Segundo Marivelton Barroso, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, mesmo com um orçamento de mais de R$ 7 milhões destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da região, faltam medicamentos, médicos e infraestrutura de atendimento.

“Se ele foi executada os seus 100%  no trabalho do Distrito, por que não está melhor?”, questiona Marivelton.

O coordenador regional da Funai, Domingos Barreto, confirma a situação da abandono da saúde indígena e denuncia o alastramento da malária entre os índios.

“Tem uma região, Alto Quitié, comunidade indígena Assunção, lá virou tipo gripe comum, a malária. E a equipe de saúde nunca chegou diagnosticar e fazer o tratamento”, denuncia o coordenador.

A região do Alto Rio Negro abrange os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos e é atendida pelo Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) Alto Rio Negro.

Em nota, o Ministério da Saúde nega que a localidade esteja desatendida.

A pasta esclarece que existem, atualmente, 50 equipes multiprofissionais de saúde indígena e 22 médicos atendendo diretamente nas aldeias.

O Ministério confirma apenas falta provisória de alguns medicamentos específicos, mas a aquisição já se encontra em curso.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena destaca o repasse ao DSEI de mais de R$ 7 milhões, em 2015. Valor que inclui diárias, material de consumo, obras, mão de obra e locomoção de equipes e indígenas, e que foi integralmente executado.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira,(7) : prorrogado prazo para participação de agricultores familiares nos Jogos Olímpicos; Mato Grosso terá primeiro santuário de elefantes da América Latina.

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.

FONTE: EBC

http://radios.ebc.com.br/jornal-da-amazonia-1a-edicao/edicao/2016-03/indigenas-do-amazonas-denunciam-crise-na-saude  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *