Câmara dos Deputados – Relator repercute desdobramentos da CPI da Funai e do Incra

Criada em novembro do ano passado, a CPI já ouviu pessoas de diversas áreas ligadas à Funai, antropólogos, representantes dos índios e do Poder Judiciário. 

Criada em novembro do ano passado, a CPI da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciou seus trabalhos com foco na análise das ações de vários órgãos públicos em relação à demarcação de terras indígenas e territórios quilombolas.

De lá pra cá, a CPI já ouviu pessoas de diversas áreas ligadas à Funai, antropólogos, representantes dos índios e do Poder Judiciário.

Atualmente, existem mais de 230 povos indígenas vivendo no Brasil, com uma população de quase 900 mil pessoas, segundo o último censo demográfico. Esses povos falam mais de 180 diferentes línguas e possuem características socioculturais muito diversas entre si, assim como histórias muito particulares.

Para conversar sobre os desdobramentos da CPI da Funai e do Incra, o Com a Palavra entrevistou o relator da comissão, deputado Nilson Leitão, do PSDB do Mato Grosso. Confira o áudio completo da entrevista.

Continua:

Após ouvir o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), o Com a Palavra abriu espaço para o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), integrante do colegiado, apresentar contrapontos ao posicionamento do relator sobre o tema.  

A CPI que investiga as ações da Funai e do Incra relacionadas à demarcação de terras indígenas e territórios quilombolas volta a se reunir nesta quarta-feira para ouvir o ex-ministro da Justiça, Nelson Jobim, que foi titular da pasta em 1996, e, nesta condição, assinou diversas portarias declaratórias de limites de terras indígenas.

Ontem, o Com a Palavra ouviu o relator da CPI, deputado Nilson Leitão, do PSDB do Mato Grosso. Agora, a gente abre espaço para o deputado Edmilson Rodrigues, do Psol do Pará. Confira a entrevista completa.

Apresentação – Mariana Monteiro e Márcio Salema

 

VER MAIS EM:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/505285-RELATOR-REPERCUTE-DESDOBRAMENTOS-DA-CPI-DA-FUNAI-E-DO-INCRA.html

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/505373-DEPUTADO-REPERCUTE-TRABALHOS-DA-CPI-DA-FUNAI-E-DO-INCRA.html

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *