RR – Agentes territoriais e ambientais indígenas recebem Formação Continuada

O Conselho Indígena de Roraima por meio do Departamento Ambiental e Territorial realizará no período de 26 a 28 a Formação Continuada para Agente Territorial e Ambiental Indígena. A atividade ocorrerá na comunidade indígena Maturuca, região das Serras, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

A Formação abordará quatro eixos temáticos: direito indígena e indigenista; monitoramento, vigilância e fiscalização ambiental e territorial; mudanças climáticas e segurança alimentar e produção alternativa; e política da PNGATI e gênero.

Aproximadamente 290 agentes territoriais e ambientais indígenas de diversas regiões devem participar da Formação. Haverá a participação de instituições públicas com a Fundação Nacional do Índio (Funai/BSB), Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima(UFRR), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia( IPAM), Instituto Socioambiental(ISA) e as comunidades indígenas, maiores parceiras da atividade.

A coordenadora do Departamento Ambiental e Territorial, Sineia Bezerra do Vale, destaca a importância dos TAI. “ A importância dos ATI é assessorar as comunidades indígenas sobre o direito indigenista e indígena, reforçando que esses ano vamos abordar as PECs e PLs, falar da Biodiversidade, então são informações para que eles levem as suas lideranças indígenas buscando fortalecer a discussão desses temas nas comunidades indígenas”, destacou Sineia.

Outro tema global a ser trabalhando de acordo com a coordenadora será sobre as mudanças climáticas. “Um tema global que estaremos trabalhando é sobre as mudanças climáticas, porque isso influencia muito na segurança alimentar das comunidades indígenas em relação ao baixo estoque de alimento, assim como, as queimadas que estão acontecendo em todo o Estado”. Sineia frisou também a abordagem sobre a atuação dos brigadistas indígenas que atuam no combate ao incêndio nas terras indígenas.

De acordo com a programação, a chegada dos participantes na comunidade indígena Maturuca será amanhã (25) e retorno dia 29. Em relação aos transportes, a coordenação do departamento informa que os ônibus passarão nos Centros Regionais e veículo tipo caminhoneta irão até as comunidades indígenas mais distantes e de difícil acesso. O último Encontro Estadual dos ATAI foi realizado em 2014, no Centro Regional do Lago Caracaranã, região da Raposa, na TI Raposa Serra do Sol.

FONTE: CIR

http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/415-agentes-territoriais-e-ambientais-indígenas-recebem-formação-continuada

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *