Roraima recebe reforço do Amazonas e Goiás

Após uma articulação entre a governadora Suely Campos e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, Roraima receberá reforço de bombeiros militares do estado de Goiás (GO). Ao todo, 150 homens especialistas em incêndios florestais, chegarão a Roraima para auxiliar no combate as queimadas que afetam o Estado nesse período de forte estiagem.

Homens de outros estados ajudarão no combate a incêndios (Foto: Divulgação/Secom)

Está prevista para a próxima semana a chegada dos primeiros 75 combatentes em um avião “Hércules” das Forças Armadas. Eles trarão consigo equipamentos importantes para a execução das ações. Entre as ferramentas estão: bombas costais, abafadores e pinga fogo, além de um caminhão de combate a incêndio florestal, um caminhão para transporte de tropa, e uma viatura conhecida como Marruá, que tem equipamento específico de combate a incêndio.

Ainda na noite desta sexta-feira, 5, chegam a Roraima 50 Bombeiros vindos do Estado do Amazonas, que trazem também caminhões de combate a incêndio, duas pick ups e microônibus para transporte de tropa. O emprego dos militares amazonenses nas ações de combate às queimadas é decorrente de uma solicitação da governadora ao Estado vizinho, que, prontamente atendeu ao pedido.

Segundo o comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Edvaldo Amaral, os combatentes chegarão prontos para ir direto para a floresta. “São homens competentes. Eles vão trazer barracas de campanha para acampar na mata, vão trazer também uma cozinha de campanha, e atuarão diretamente nas áreas mais afetadas pelo fogo”, destacou, ao informar que o Estado está empregando todas as formas para evitar que aconteça uma queimada como a de 1998 aqui em Roraima, considerado o maior incêndio florestal do País.

As ações serão comandadas por dois oficiais do Estado de Goiás. “A Defesa Civil Nacional foi quem articulou com o comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, e ele está mandando dois oficiais para comandar as ações, os oficiais são um major e um tenente coronel”, explicou Amaral.

Ainda segundo o coronel, as chuvas dos últimos dias diminuíram os focos de incêndio em Roraima. “As chuvas diminuíram 50% dos incêndios, mas elas vão embora e daqui a pouco os incêndios voltam de novo, por isso esse apoio é muito importante”, afirmou.

AERONAVES – O combate a incêndio com aeronaves terá início neste sábado, 6. São duas aeronaves especiais que possuem capacidade para 700 litros de água cada um. As aeronaves irão arremessar água simultaneamente sobre as áreas de difícil acesso como as regiões de serras.de serras.

FONTE: www.rr.gov.br