Revelado: ‘Maior ficha suja do Brasil’ ameaça índios isolados

A Survival International acaba de revelar que um fazendeiro ameaçando a terra de uma tribo isolada na Amazônia é o ex-deputado estadual rotulado como “o maior ficha suja do Brasil.”

José Riva, ex-deputado do Mato Grosso, está preso na cadeia e está sendo investigado por mais de 100 casos de suposta fraude, corrupção, formação de quadrilha e outros crimes.

A família Riva possui uma fazenda na terra dos índios isolados Kawahiva, um dos povos mais vulneráveis do planeta.

O senhor Riva afirmou diversas vezes que a tribo não existe, apesar de fotos e vídeos provarem o contrário. Ele tem feito lobby pelo direito de abrir terras indígenas para uso de pecuária e plantio.

Ele é um proeminente defensor da PEC 215, uma proposta para alterar a Constituição brasileira. Se implementada, a proposta poderá retirar os direitos territoriais duramente conquistados pelas tribos brasileiras.

Sobre o território dos Kawahiva, o senhor Riva disse: “Não há índios no local. Estão tentando respaldar a tese de que existem índios na localidade [Rio Pardo] … denunciei a fraude.”

Uma equipe do governo brasileiro filmou os Kawahiva durante um raro encontro na Amazônia em 2011, provando a sua existência

© FUNAI

Ele e outros políticos poderosos com interesse na região se opõem à demarcação e proteção de territórios indígenas, e pressionam por atividades como a mineração e a pecuária que são mortais para os Kawahiva.

A Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas, está pressionando o governo brasileiro para demarcar e proteger a terra dos Kawahiva e colocar fim ao seu genocídio. Todas as tribos isoladas enfrentam catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas. Populações inteiras estão sendo dizimadas pela violência de invasores que roubam suas terras e recursos, e por doenças como a gripe e o sarampo aos quais não têm resistência.

O diretor da Survival International, Stephen Corry disse: “Durante décadas, políticos e fazendeiros poderosos e corruptos têm negado a existência de tribos isoladas em nome do lucro. Eles não se importam que a sua voracidade está levando à aniquilação de povos inteiros. Quanto mais tempo o Brasil permitir que pessoas como Riva sigam saqueando a terra e os recursos dos Kawahiva, maior o risco desta pequena tribo ser eliminada para sempre. O Brasil pode facilmente impedir que isso aconteça, protegendo a sua terra.”

FONTE: Survival International

http://www.survivalinternational.org/ultimas-noticias/11141 

NOTA

* A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *