ONU engaja o mundo na questão climática

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou campanha para envolver o mundo com a questão climática. A iniciativa convida os cidadãos a mostrarem suas ações e opiniões sobre o Acordo de Paris e o combate ao aquecimento global por meio das redes sociais.

O objetivo é fomentar o Acordo de Paris – pacto de redução de emissões concluído no fim de dezembro passado por representantes de 195 países. Na quarta-feira (10/02), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chamou os chefes de Estado dessas nações para assinar, em 22 de abril, o documento referente ao acordo obtido na capital francesa. Pelo convite, a assinatura do pacto deve ocorrer na sede da ONU, em Nova York.

ENGAJAMENTO

Liderada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), a campanha convida todos a gravarem vídeos de menos de 30 segundos para mostrar o que vão fazer para alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris. Segundo a UNFCCC, o sucesso do pacto depende do apoio e do engajamento de toda a comunidade internacional. A ideia é promover o debate com o uso das hashtags #ParisAgreement (#AcordodeParis) e #Means4Me (#SignificaparaMim).

A campanha sugere algumas perguntas que podem ser respondidas nos vídeos:

  • Como você se preocupa com a mudança do clima?
  • Qual é o impacto do Acordo de Paris no que você espera e deseja para o futuro?
  • Como você acha que o seu país, cidade, empresa ou organização pode contribuir?
  • O que você pretende fazer pessoalmente para que o Acordo de Paris tenha sucesso?

ESTRATÉGIA BRASILEIRA

No âmbito nacional, o Brasil prepara, entre outras coisas, a implementação da Estratégia Nacional para Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal, conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal (REDD+).“Esse vai ser um ano bastante produtivo para a estruturação da gestão de REDD+ no Brasil”, afirmou a gerente de Projeto Letícia Guimarães, do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
 

SAIBA MAIS

Os 195 países signatários da UNFCCC concluíram, em dezembro de 2015, na capital francesa, um pacto histórico para mudar os padrões de produção e, com isso, frear o aquecimento global. Entre outras coisas, o chamado Acordo de Paris traduz o esforço internacional para limitar o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais e empreender esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC. Além disso, em 2015, o Brasil foi o primeiro país a cumprir todos os requisitos para o reconhecimento de seus resultados de REDD+ perante a UNFCCC.

Clique aqui para mais informações sobre REDD+

Por: Lucas Tolentino – Edição: Alethea Muniz

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 61 2028-1753

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *