Banana e mandioca são temas de curso no Alto Solimões

O município de Santo Antônio do Içá (AM), no Alto Solimões, sedia, de 22 a 24 de fevereiro, os cursos Sistema de Produção de Banana e Sistema de Produção de Mandioca, ministrados pelo técnico Antonio Sabino Neto da Costa Rocha e pela pesquisadora Rosângela dos Reis Guimarães, ambos da Embrapa. A atividade tem o objetivo de capacitar agricultores e técnicos da extensão rural para o manejo adequado das culturas e de informar sobre as tecnologias disponíveis para produção sustentável dos alimentos. A capacitação acontece no auditório da Prefeitura local e deve contar com a participação de representantes de outros municípios que compõem a região do Alto Solimões. 

 
O curso Sistema de Produção da Banana vai abordar temas como seleção de mudas, abertura de covas e adubação, tipos de muda (chifrinho, chifre e chifrão), propagação de mudas através de repartição de rizomas, plantio e manejo do bananal, principais doenças e controle, e boas práticas de colheita. 
 
O curso Sistema de Produção da Mandioca vai abordar os seguintes assuntos: condições edafoclimáticas – precipitação pluviométrica, tipos de solo e fertilidade do solo; seleção de cultivares para várzea e terra firme; seleção e preparo de manivas-sementes e formas de conservação de manivas-sementes; época de plantio, diferentes tipos de preparo de área, espaçamento, densidade de plantio, rotação de cultura e consorciação; calagem, adução e controle de plantas daninhas; pragas e doenças da mandioca e seu controle; e colheita. A capacitação também terá parte prática e instalação de Unidade Demonstrativa de mandioca em área de agricultor. 
 
Ainda em Santo Antônio do Içá, no dia 25 de fevereiro, acontece a palestra Transferência de Tecnologia na Embrapa Amazônia Ocidental, ministrada pela pesquisadora Rosângela dos Reis Guimarães. A atividade tem o objetivo de apresentar as ações de transferência de tecnologia desenvolvidas pela empresa e discutir sobre assuntos que farão parte da Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (etapas municipal e intermunicipal). A atividade também ocorre no auditório da Prefeitura içaense. 
 
As atividades são realizadas por meio de parceria entre Prefeitura de Santo Antônio do Içá e Embrapa Amazônia Ocidental, e contam com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Ministério do Desenvolvimento Agrário. 
 
Contexto
Os cursos são fruto do seminário Fortalecimento da Agricultura Familiar, realizado em Santo Antonio do Içá em junho de 2015, com o objetivo de diagnosticar a realidade da agricultura local, a fim de fortalecê-la, garantindo renda e segurança alimentar às famílias agricultoras e aumento da produção e da qualidade dos alimentos. Durante o evento, mais de 100 agricultores do Alto Solimões e representantes de instituições elencaram pontos fortes, oportunidades e problemas da produção local. Também foram priorizadas as demandas tecnológicas para promover a inovação e o desenvolvimento dos sistemas produtivos de importância social e econômica para a região.
 
 

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Amazônia Ocidental

Telefone: (92) 3303-7852

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *