Em visita a Roraima, presidente da Funai tratará do Linhão de Tucuruí

O Linhão de Tucuruí, entre Manaus e Boa Vista, será um dos assuntos a ser tratado durante a visita do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, a Roraima, prevista para a próxima semana.

De acordo com a senadora Ângela Portela (PT), que acompanhará a visita, ele dará alguns informes sobre o linhão. “Falará sobre a negociação com os indígenas Waimiri-Atroari. Na visão dele, diferente do que informou o Ministério de Minas e Energia à governadora Suely Campos [PP], ainda falta resolver algumas questões entre os indígenas e o consórcio Transnorte Energia”, informou.

AGENDA – De acordo com a assessoria de imprensa da Funai, o presidente do órgão estará em Roraima de 18 a 20 de janeiro, com agenda programada com os indígenas, os servidores da Funai, a governadora Suely Campos e instituições de educação escolar, como o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação (Seed), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

A visita à Terra Indígena São Marcos, no Município de Pacaraima, Norte do Estado, foi motivada por demanda retirada da etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada no ano passado. Dentre os assuntos que serão tratados, destaca-se o atendimento à educação escolar indígena, além de questões relativas ao Programa São Marcos, às atividades de fiscalização e monitoramento territorial de responsabilidade da Funai e esclarecimentos sobre a Instrução Normativa que regulamenta atividades turísticas em terras indígenas.

João Pedro Gonçalves da Costa chega a Boa Vista no domingo, às 12h25. Na segunda-feira pela manhã, ele tem compromissos com a Coordenação Regional da Funai e reunião com a governadora Suely Campos. Às 14 horas, está prevista a saída da comitiva para a região São Marcos.

A reunião com a governadora será realizada no Palácio Senador Hélio Campos, onde tratarão sobre a situação fundiária da sede de Pacaraima, segundo informou o próprio Governo do Estado. “Vamos conversar também sobre a educação escolar indígena”, lembrou a senadora.

Na terça-feira, às 19h, o presidente da Funai visita Pacaraima e depois vai ao Centro Makunaima. “Ele vai conversar com os indígenas de São Marcos. Uma pauta a pedido dos próprios indígenas, que o convidaram para discutir diversos temas, inclusive a educação escolar”, disse Ângela Portela.

Em seu último dia em Roraima, João Pedro terá mais uma reunião com a Coordenação Regional da Funai e, às 10 horas, reunião com o Conselho Indígena de Roraima (CIR). A volta a Brasília está prevista para as 12h30.

Por Vanessa Vieira

PUBLICADO POR: FOLHA DE BOA VISTA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *