Usina de Belo Monte conclui o enchimento do canal da fuga

A Norte Energia, concessionária responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, anunciou nesta quinta-feira, 14, que o enchimento do recinto do canal de fuga foi concluído ontem, um dia após o início da operação. O trabalho foi possível após conclusão das obras civis do canal e a vedação das comportas do tubo de sucção do Circuito de Geração 01, que agrega oito das 18 turbinas da Casa de Força Principal do empreendimento.  

Segundo comunicado da concessionária, foram equalizados os níveis de água do Canal de Fuga com o Rio Xingu na cota 2,94m acima do nível do mar. Neste momento, o canal suporta um volume de aproximadamente 7,5 milhões de metro cúbicos de água ao longo dos seus 1.800 metros de comprimento e 700 metros de largura.

ENCHIMENTO DO CANAL DE FUGA ©BETTO SILVA - NORTE ENERGIA (5)
O Canal é a estrutura responsável por restituir a água que passa pelas turbinas de Belo Monte ao leito natural do Rio Xingu. As obras de concreto e montagem eletromecânica seguem nos Circuitos de Geração 01 e 02, cuja entrada em operação da primeira máquina é prevista para março deste ano.

Belo Monte terá uma casa de força principal, com 18 turbinas e capacidade instalada de 11.000 MW, e uma casa de força complementar. Esta possuirá seis turbinas com potência instalada de 233,1 MW e está em construção no Sítio Pimental, ao lado do vertedouro da hidrelétrica. A conclusão da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, está prevista para 2019.

Fonte: O Xingu

http://www.portaldoxingu.com.br/usina-de-belo-monte-conclui-o-enchimento-do-canal-da-fuga/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *