RR – Indígenas em condições de vulnerabilidade em área urbana

Nos últimos meses tem se verificado a presença, cada vez maior, de grupos de indígenas perambulando, em condições de vulnerabilidade social, pelas ruas de diversas cidades de Roraima.

Indígena venezuelana com criança nos braços - protegida com um papelão - pede esmola em semáforo de Boa Vista - 28/01/16 - Colaborador Ecoamazônia
Indígena venezuelana com criança nos braços – protegida com um papelão – pede esmola em semáforo de Boa Vista – 28/01/16 – Colaborador Ecoamazônia

Indígena pedindo esmolas - foto colaborador Ecoaamazonia
Indígena pedindo esmolas – foto colaborador Ecoamazônia

Vejam alguns fatos narrados pela mídia:

Janeiro de 2016 – 58 indígenas venezuelanos são retirados das ruas de Boa Vista – Conforme informações da Prefeitura, os indígenas eram entre homens, mulheres e crianças que estava dormindo na Feira do Passarão.  58 indígenas venezuelanos são retirados das ruas de Boa Vista – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

Dezembro de 2015 – Ilegais em RR, 68 índios da Venezuela são conduzidos à Polícia Federal – Indígenas estavam morando ilegalmente em feira de Boa Vista. Eles vieram ao Brasil para fugir da fome e do desemprego, diz guarda civil.  G1 – Ilegais em RR, 68 índios da Venezuela são conduzidos à Polícia Federal – notícias em Roraima (globo.com)

Dezembro de 2015 – Indígenas venezuelanos são deportados – Fugindo da pobreza no país vizinho, famílias indígenas pediam esmolas nos principais semáforos da Capital e em alguns comércios. Indígenas venezuelanos são deportados – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

Março de 2015 – Indígenas estrangeiros acampam em terminal da zona Oeste de Boa Vista – Indígenas dormem e usam dependências do Terminal João Firmino Neto. Prefeitura diz que pediu levantamento à Secretaria de Gestão de Pessoas.  G1 – Indígenas estrangeiros acampam em terminal da zona Oeste de Boa Vista – notícias em Roraima (globo.com)

Novembro de 2014 – Índios Yanomami acampam em Caracaraí, RR, e moradores reclamam – Indígenas estão acampados há cerca de dois meses na Orla de Caracaraí. Moradores alegam transtornos; Funai e prefeitura prestarão auxílio. G1 – Índios Yanomami acampam em Caracaraí, RR, e moradores reclamam – notícias em Roraima (globo.com)

Agosto de 2014 – Sem comida em aldeia, indígenas buscam apoio nas ruas de Boa Vista – Família Yanomami de 19 pessoas estaria passando fome na comunidade. Conforme a coordenadora do Dsei-Y, 62 indígenas vieram para a capital.  G1 – Sem comida em aldeia, indígenas buscam apoio nas ruas de Boa Vista – notícias em Roraima (globo.com) 

Junho de 2014 – Em RR, índios yanomami acampam em vila e moradores reclamam – Há cerca de 15 dias Indígenas estão acampados na vila do Apiaú, Mucajaí. Moradores alegam transtornos; Funai informou que equipe foi enviada.  G1 – Em RR, índios yanomami acampam em vila e moradores reclamam – notícias em Roraima (globo.com)

A situação dos indígenas na Venezuela teria se complicado com o não repasse de verbas por parte de um posto de combustíveis instalado na área indígena, próximo a fronteira com o Brasil. O posto está com suas atividades paralisadas em razão do protesto dos índios.

Posto de combustível na fronteira ainda segue fechado por lideranças indígenas – Comunidade indígena na fronteira com o Brasil cobra uma compensação financeira pelo fato de posto de gasolina ficar na terra deles. Posto de combustível na fronteira ainda segue fechado por lideranças indígenas – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

Indígenas venezuelanos bloqueiam posto de combustível na fronteira – Turistas brasileiros que estão viajando para a Venezuela de férias são os mais prejudicados com o protesto. Indígenas venezuelanos bloqueiam posto de combustível na fronteira – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

FONTE: INTERNET