Presidente da Funai prioriza educação indígena em visita a Roraima

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, anunciou na manhã de hoje, 18, durante entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos, que a principal motivação da visita à Roraima é tratar sobre a educação indígena. A coletiva ocorreu após uma reunião com a governadora Suely Campos, a senadora Ângela Portela e representantes do governo do Estado.  

“A presença da Funai em Roraima é pra atender um convite das lideranças indígenas de São Marcos”, relatou o presidente. “Conversamos com a governadora e com a senadora para retomar uma agenda sobre educação”, comentou João Pedro.

Conforme o presidente será realizada uma visita à Terra Indígena de São Marcos, no município de Pacaraima, nesta segunda para debater as principais dificuldades relacionadas à educação na região, além de outros temas relevantes, como a saúde, desenvolvimento sustentável e gestão da terra indígena. O objetivo, segundo ele, é fortalecer as políticas já existentes.

Para a governadora Suely Campos, a visita do presidente é muito bem-vinda considerando que dentro das comunidades indígenas existem 255 escolas e 14 mil alunos. “Ele irá a São Marcos ouvir os povos indígenas e diante disso, vamos ter outra conversa pra afinarmos todos os procedimentos para melhorar a qualidade de ensino das comunidades”, finalizou a governadora.

AGENDA

Nesta segunda-feira, 18, ocorrerá uma visita do presidente à Terra Indígena São Marcos, no município de Pacaraima, região Norte do Estado, motivada pela etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada no ano passado.

Na terça-feira, às 19h, o presidente da Funai visitará Pacaraima e depois seguirá ao Centro Makunaima. Em seu último dia em Roraima, João Pedro terá mais uma reunião com a Coordenação Regional da Funai e, às 10 horas, reunião com o Conselho Indígena de Roraima (CIR). A volta a Brasília está prevista para as 12h30.

Matéria completa na edição completa da Folha de amanhã, 19.

Por Paola Carvalho

FONTE: Jornal Folha de Boa Vista

http://www.folhabv.com.br/noticia/Presidente-da-Funai-prioriza-educacao-indigena-em-visita-a-Roraima/13175  

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: