Navio hospital da Marinha inicia viagem para atender ribeirinhos no Acre

Cerca de 25 mil ribeirinhos do Acre devem ser atendidos pelo Navio de Assistência Hospital Doutor Montenegro, da Marinha, que partiu na manhã desta sexta-feira (08) do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus. O destino é o município acriano de Cruzeiro do Sul, onde a equipe de saúde vai dar início à 16ª Operação Acre. O navio também vai passar pelas cidades de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro leva atendimento de saúde à população ribeirinha na região Norte. FOTO: MARINHA DO BRASIL

Os moradores vão ter acesso a consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, cirurgias de pequeno porte e a medicamentos. Segundo o comandante da Flotilha do Amazonas, o capitão de mar-e-guerra, Ednaldo Blum, o navio conta novos equipamentos para essa operação.

“Temos a novidade esse ano que é um raio X com conversor digital, que elimina a parte de revelação. Com isso, a gente consegue transmitir por internet a imagem da radiografia para qualquer lugar do mundo para análise e diagnóstico da doença por um especialista”.

O navio também está equipado com mamógrafo e quatro lanchas para atendimento em locais de difícil acesso. A equipe de saúde é composta por 22 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos. A operação vai até o dia 29 de abril. Antes da partida do navio, familiares se despediam emocionados desses profissionais que tem uma missão demorada.

Para o comandante do navio, o capitão de corveta, Telmo Paiva de Oliveira, apesar de ser uma longa viagem, a experiência é gratificante.”Da mesma forma que eles sentem a nossa falta, pra gente é prazeroso. Ao longo do ano passado todo foi uma preparação para colocar o navio numa qualidade excelente para atender, da melhor forma possível, a população ribeirinha do estado do Acre, pessoas que necessitam da nossa ajuda”, afirmou o comandante Telmo Paiva.

Bianca Paiva – Correspondente da Agência Brasil

Edição: Maria Claudia
FONTE:  EBC/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *