INPA promove expedição na Serra da Mocidade

ICMBio e Exército Brasileiro apoiaram Expedição Novas Espécies.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com apoio do Exército Brasileiro e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está realizando uma expedição de pesquisa entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro com o objetivo de fazer o levantamento novas espécies da fauna e flora Amazônicas.

Na região onde a expedição está ocorrendo há um maciço de montanhas denominado Serra da Mocidade, no Estado de Roraima, que alcança quase 2 mil metros de altitude e é considerado um dos hotspots mundiais para a pesquisa.

Trata-se de um complexo de serras altas isoladas por enormes extensões de terras baixas conhecidas como pantanal setentrional Amazônico e que possuem um alto potencial de ocorrência de espécies ainda não descritas pela ciência.

Uma parte desse complexo está inserido no Parque Nacional Serra da Mocidade, unidade de conservação administrada pelo ICMBio, e outra parte está em áreas pertencentes ao Exército Brasileiro e na Terra Indígena Yanomami.

A equipe gestora do parque, com aporte de recursos do programa Áreas Protegidas na Amazônia (ARPA), está apoiando a expedição que visa também contribuir com informações para o Plano de Manejo da unidade, que está em elaboração.

Os trabalhos de pesquisa serão desenvolvidos durante um mês e envolvem aproximadamente 70 profissionais e pelo menos 50 especialistas em diferentes grupos biológicos, como morcegos, aves, mamíferos, peixes, cobras, lagartos, sapos, aranhas, fungos, e plantas, além de geologia.

Segundo o coordenador da expedição, o ornitólogo Mário Cohn-Haft, devido ao grau de isolamento ao longo de milhões de anos da região, a fauna e flora possivelmente desenvolveram suas próprias características e devem ser algo único. “E é isso que nos move”, ressaltou o pesquisador.

Uma equipe de São Paulo está acompanhando os pesquisadores e irá produzir um documentário sobre as pesquisas e os bastidores de uma expedição científica desse porte em uma região ainda inexplorada e que mantêm intactos os ambientes e suas impressionantes paisagens.

A realização da expedição só está sendo possível devido ao apoio do Comando Militar da Amazônia (CMA /Exército Brasileiro) já que a região é de difícil acesso. As equipes e os materiais estão sendo levados de helicóptero, que são imprescindíveis nos deslocamentos e na reposição de todos os equipamentos e da alimentação necessária para um período tão longo em local isolado e sem comunicação.

Serviço

O que: Expedição Científica Novas Espécies
Quem: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com apoio do CMA/Exército Brasileiro e ICMBio.
Onde: No Parque Nacional Serra da Mocidade – Roraima.
Quando: de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2016.
Informações: ICMBio/Parque Nacional Serra da Mocidade (95) 3623 3250/3532 1067
E-mail: parna.mocidade@icmbio.gov.br

Romério Briglia
parna.mocidade@icmbio.gov.br

Comunicação ICMBio – INPA promove expedição na Serra da Mocidade — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)