Evento internacional no Inpa reúne especialistas de hidrologia, climatologia, dendrocronologia e análises de isótopos na Bacia Amazônica

A oficina tem como objetivo apresentar o atual conhecimento sobre as variações do ciclo hidrológico na bacia amazônica e identificar novas demandas para a pesquisa

Uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do grupo de pesquisa Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Maua), e a Universidade de Leeds, no Reino Unido, reunirá, de 25 a 29 de janeiro, em Manaus, pesquisadores nacionais e internacionais, que atuam em hidrologia, climatologia, dendrocronologia e análises de isótopos estáveis na Amazônia.

Trata-se da oficina internacional “Tree rings, isotopes and recent climate change in the Amazon basin” (na tradução livre, “Anéis de crescimento, isótopos e recentes mudanças climáticas na bacia Amazônica”), que acontecerá no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência do Inpa.

A oficina tem como objetivo apresentar o atual conhecimento sobre as variações do ciclo hidrológico na bacia amazônica e detectar estas variações em séries temporais de anéis de crescimento e isótopos estáveis de árvores com potencial de reconstruir o regime hidrológico do passado para identificar novas demandas para futuras pesquisas.

Na manhã dos dias 25, 26, 28 e 29 de janeiro serão realizados seminários nas linhas de pesquisas abertos ao público e os interessados não precisam fazer inscrição. As palestras serão todas em inglês.  

Além do pesquisador do Inpa, Jochen Schongart, também serão palestrantes os pesquisadores Roel J. W. Brienen, Manuel Gloor, Bruno B. L. Cintra (Universidade de Leeds); Francisco Cruz, Gregório C.T. Ceccantini, Giuliano M. Locoselli (Universidade de São Paulo); Arnoud Boom (Universidade de Leicester, no Reino Unido).

Também foram convidados como palestrantes os pesquisadores Jhan Carlo Espinoza (Instituto Geofísico del Perú); Claudio S. Lisi (Universidade Federal de Sergipe), Jonathan Barichivich (Laboratoire des Sciences du Climat et de l’Environnement, da França) e David W. Stahle (Universidade de Arkansas, EUA).

De acordo com o pesquisador do Inpa, Jochen Schongart, um dos organizadores do evento, juntamente com o pesquisador da Universidade de Leeds, Roel J. W. Brienen, a oficina contará com a participação de alunos de diversos programas de pós-graduação do Instituto e de outras instituições de pesquisas do Brasil e da América do Sul, que serão treinados nas linhas de pesquisas indicadas em oficinas temáticas.  

O evento recebe o apoio do Fundo Newton, gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com o Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido.

Da Redação da Ascom Inpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: