Rio Taraucá atinge 9,27 metros e segue acima da cota de alerta

De acordo com Defesa Civil, 9,27 metros foram registrados nesta madrugada. Em medição feita às 9h desta quarta (23) nível baixou para 8,99 metros.  

O nível do Rio Tarauacá atingiu 9,27 metros por volta de 1h45 desta quarta-feira (23), ultrapassando 69 centímetros da cota de alerta de 8,50 metros. De acordo com a Defesa Civil do município, na última medição realizada às 9h desta quarta o rio havia baixado para 8,99 metros.

De acordo com Raimunda Alves, coordenadora do órgão, os locais que inicialmente podem ser atingidos pelas águas seguem sob monitoramento. Ela explica que as famílias devem ser retiradas somente quando o Rio Tarauacá atingir 10 metros. A conta de transbordo é de 9,5 metros.

“Ninguém foi retirado ainda, mas a partir de 10 metros a água chega ao quintal das residências, mas não atinge a casa. É uma questão de precaução”, explica.

Ela destaca ainda, que chove regularmente em Tarauacá, mas o volume de chuvas permanece o mesmo, tendo atingido 155 milímetros até a quarta-feira (22), 57% da média prevista para o mês de dezembro, porém, ainda abaixo da média esperada, de 272 milímetros.

“Com vários dias de chuva caindo em lugares diferentes do município, a gente continua monitorando a situação e tentando manter a calma principalmente das famílias que moram próximas a áreas que podem ser atingidas primeiro. Falamos com essas pessoas e pedimos para se precaver e ficarem atentas”, disse.

Enchente histórica

Localizado a 400 km da capital acreana, Rio Branco, o município de Tarauacá ainda se recupera após ter passado por 12 enchentes entre novembro de 2014 e março de 2015.

A enchente histórica que atingiu a cidade em novembro de 2014 levou o prefeito Rodrigo Damasceno (PT-AC) a decretar estado de calamidade pública. O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.

Em dezembro do ano passado, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente.

Em fevereiro deste ano, Damasceno afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhões na zona rural e urbana. Já no mês de março, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

Por: Quésia Melo
Fonte: G1

VER MAIS EM: Amazônia.org

http://amazonia.org.br/2015/12/rio-tarauca-atinge-927-metros-e-segue-acima-da-cota-de-alerta/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *