Parceria entre Brasil e Noruega contra desmatamento irá até 2020

Os governos do Brasil e da Noruega decidiram, nesta segunda-feira, que prorrogarão sua parceria nas áreas de clima e florestas até 2020, elevando a ambição de redução do desmatamento e da degradação florestal, em linha com as metas anunciadas pelo Brasil. A presidente Dilma Rousseff participa, a partir desta segunda-feira, da conferência global do clima, a COP-21, em Paris, onde um importante plano para conter as mudanças climáticas está sendo traçado por 147 líderes mundiais.  

A primeira fase dessa parceria entre Brasil e da Noruega, em vigor desde 2008, representou uma contribuição de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3,7 bilhões) por parte da Noruega ao Fundo Amazônia brasileiro, em reconhecimento pela expressiva redução pelo Brasil do desmatamento na sua região amazônica. Essa parceria foi recentemente descrita pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban-Ki Moon, como “um exemplo excepcional do tipo de colaboração internacional de que precisamos para assegurar a sustentabilidade futura de nosso planeta”.

Dilma declarou que a iNDC do Brasil — documento do governo brasileiro que registra os principais deveres e contribuições do país para o acordo climático mundial — representa o primeiro compromisso de um grande país em desenvolvimento para a redução absoluta de suas emissões, aplicável à toda a economia.

“Estamos reforçando o nosso compromisso com uma economia de baixo carbono baseada em agricultura sustentável, energia renovável, restauração florestal e reflorestamento, e com a eliminação do desmatamento ilegal. Tudo para reduzir emissões, e, o que é mais importante, para atingir nossa meta de reduzir a probreza e melhorar a vida de milhões dos nossos compatriotas. O Fundo Amazônia e o apoio do povo norueguês estão na essência da realização desta meta”, afirmou Dilma, em um comunicado.

Os Governos do Brasil e da Noruega lançam a segunda fase da sua parceria na véspera da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em Paris. Os dois países explorarão a possibilidade de estender sua parceria para além de 2020, à luz do acordo de Paris.

“As reduções do desmatamento da Amazônia no Brasil estão entre os mais importantes esforços da última década nas áreas de mudança do clima e desenvolvimento sustentável. Estamos orgulhosos em ter o Brasil como parceiro desde 2008 e encantados de prorrogar esta parceria até 2020. Junto com nossos parceiros alemães, fazemos isto em reconhecimento pelos impressionantes resultados do Brasil alcançados até o momento e por causa de suas admiravelmente elevadas ambições para o futuro. Dado o desempenho do Brasil na consecução desses objetivos, manteremos nosso apoio financeiro nos níveis atuais até 2020”, disse a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg.

O Brasil e a Noruega trabalharão juntos – inclusive com colaboração da Alemanha e outras parcerias com o setor público, o setor privado e parcerias público-privadas — para ajudar a impulsionar a agenda sustentável no âmbito global. No Brasil, isso incluirá encontrar mecanismos para direcionar financiamento para a intensificação da agricultura de baixo carbono e para a restauração florestal, e para incentivar a conservação florestal em propriedades privadas que, de outra forma, poderiam ser legalmente desmatadas.

Fonte: O Globo

VER MAIS EM:

http://amazonia.org.br/2015/11/parceria-entre-brasil-e-noruega-contra-desmatamento-ira-ate-2020/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *