Médicos da Floresta: voluntariado em terras indígenas da Amazônia vira filme

Gravado em terras Yanomami e do Alto Xingu, longa-metragem foi lançado nas principais plataformas digitais. 

Imagine enxergar novamente após 20 anos na escuridão. São momentos como esse que o filme Médicos da Floresta retrata quando a vista de idosos indígenas da Amazônia é restaurada por oftalmologistas voluntários. O documentário em longa-metragem, dirigido por Jun Sakuma (de Citando Borges), acompanha o trabalho dos Expedicionários da Saúde, OSCIP criada e coordenada por Ricardo Affonso Ferreira que reúne médicos, enfermeiros e apoiadores voluntários para levar saúde, principalmente cirúrgica, à comunidades geograficamente isoladas.  

https://www.youtube.com/watch?v=8QQixUa3PcI 

Além de cirurgiões, a equipe conta com profissionais de diversas especialidades para atendimento clínico como ginecologistas, pediatras, dentistas e clínicos gerais. Em expedições que duram de 10 à 20 dias, os Expedicionários da Saúde conseguem realizar centenas de cirurgias e milhares de atendimentos em cada comunidade que visitam. Até a 33ª expedição, de 2015, já haviam sido realizadas 5.460 cirurgias e 35.025 atendimentos. 

Nas expedições retratadas no filme, a equipe de oftalmologia era composta majoritariamente por nikkeys. Entre eles: Dr. Takashi Nakano (São Paulo), Dr. Takashi Hida (Brasilia), Dr. Fernando Kimura (Rio de Janeiro) e Dr. Fábio Nero Mitsuushi (Campinas).

Gravado em terras Yanomami e do Alto Xingu, Médicos da Floresta acaba de ser lançado nas principais plataformas digitais pela O2 Play, distribuidora de Fernando Meirelles. Tem a duração de 86 minutos e pode ser comprado ou locado via iTunes e GooglePlay.

VER IMAGENS E FOTOS EM:

 http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/variedades/filme-medicos-da-floresta-mostra-voluntariado-em-terras-indigenas-da-amazonia/?cHash=9343b4db311d5b969731f1e84d37ac6f  

OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA: 

http://amateriadotempo.blogspot.com.br/2015/04/medicos-da-floresta.html

Médicos na floresta: os indígenas e as doenças dos brancos – http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/104/medicos-montam-hospital-de-ponta-para-indigenas-no-mato-grosso-3488.html 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *