Vice-governador afirma que questão energética de Roraima ‘é um terror’

Quartiero diz que Roraima ficou atrasado em relação a estados com o mesmo problema de isolamento energético. 

A viabilização de Roraima, segundo o vice-governador Paulo César Quartiero, passa pela questão da energia elétrica. Em entrevista à Folha, ele citou como exemplo municípios do Pará e Amapá que não pagam a chamada Tarifa Vermelha, por não estarem integrados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e disse não entender as razões do mesmo não acontecer em Roraima, onde houve reajuste da tarifa.

“A questão energética de Roraima é um terror. Estou no Amapá e aqui eles estão construindo a terceira hidrelétrica, além de já estarem ligados ao Sistema Energético Nacional. Em Roraima, não conseguimos nada e ficamos atrasados em relação a estados com o mesmo problema de isolamento”, disse, acrescentando que acredita que nosso problema é político.

“Roraima tem grande potencial, mas temos uma política de atraso e desenvolvimento. Estamos longe de estados como Amapá, que são menores e sem nossa posição geográfica, pois não conseguimos implementar uma política de desenvolvimento confiável. Nossa energia precisa baratear para ter competitividade para disputar mercado”, frisou.

Na opinião dele, a prioridade do poder público, atualmente, deveria ser a solução para esse problema. “Temos que incorporar Roraima no sistema nacional elétrico. Essa é a única opção que sobrou, porque não construíram hidrelétricas e não se investiu no Linhão de Guri, que fracassou. Todos os outros estados estão fazendo isso [interligando ao sistema], menos Roraima. Sem isso, o Estado não tem como sobreviver”.

GOVERNO – Sobre a sua relação com o Governo do Estado, no qual foi eleito vice-governador, Paulo Quartiero disse que continua “vice-governador no exílio”. “A Vice-Governadoria sobrevive do meu salário e hoje sou considerado um caloteiro, eu que sempre paguei minhas contas, pelo fato do governo não repassar um centavo da verba destinada no orçamento”, criticou.  

Por Folha Web

FONTE:  http://www.folhabv.com.br/noticia/Vice-governador-afirma-que-questao-energetica-de-Roraima–e-um-terror-/11338       

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *