Povos indígenas de Roraima realizam etapa regional da Conferência Nacional de Política Indígena no Lago Caracaranã, TI Raposa Serra do Sol

Após as etapas locais da Conferência de Política Indigenista, os povos indígenas Macuxi, Wapichana, Tauperang, Patamona, Sapará, Ingaricó, Ye`kuana, Yanomami e Wai-Wai se preparam para a Etapa Regional, que será realizada a partir de amanhã (5) até o dia 7, no Centro Regional Lago Caracaranã, região da Raposa, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, localizado a 180 km da capital Boa Vista.     

As etapas são preparatórias, para a etapa nacional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista que ocorrerá ainda, esse ano, em Brasília (DF), reunido povos indígenas de todo o Brasil cujo tema é sobre “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988.”

Lideranças indígenas das regiões mais distantes e de difícil acesso como a região Yanomami, Wai-Wai e Ingaricó e das demais regiões próximas a capital, se deslocam nesta quarta-feira, 4, para o Centro Regional do Lago Caracaranã, onde enfrentam mais três dias de debate e construção coletiva junto as organizações indígenas, entidades sociais e órgãos públicos. 

A etapa regional, coordenada pela Coordenação Regional da Funai e organizada pela Comissão Organizadora Regional composta por representantes das organizações indígenas, entidades sociais e órgãos públicos vai reunir aproximadamente 300 participantes, sendo que 190 são delegados indígenas com direito a voz e voto.   

Nesta etapa, haverá a presença de representantes do governo federal, entre eles, do Ministério da Justiça, Secretaria da Presidência da República, Fundação Nacional do Índio (Funai), além, de representantes da Comissão Nacional de Política Indigenista(CNPI) e de órgãos públicos locais e Prefeituras. 

A abertura da Conferência, conforme a prévia da programação está marcada para as 8h com ritual indígena, Hino Nacional na Língua Materna e em seguida a composição da mesa de abertura com a representação de cada organização indígena, entidades sociais e órgãos públicos. Concluindo a abertura do evento, a apresentação de cada delegado indígena.  

Ainda no primeiro dia, haverá a contextualização da Conferência, os desafios e os avanços, além do diagnóstico de cada região. Nos demais dias, os participantes darão continuidade ao debate, rodas de conversas e trabalhos de grupos. 

Por fim, a apresentação e aprovação de propostas que serão encaminhadas a nacional, entrega de certificados e escolha dos delegados que irão participar da Conferência Nacional em Brasília.

No auge, da tentativa de genocídio dos povos indígenas do Brasil, quando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215) é aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, os povos se reúnem para construir coletivamente e decidir caminhos futuros da política indigenista no país. Uma política onde o foco maior é a defesa, reafirmação e garantia dos direitos indígenas conquistados há mais de 25 anos na Constituição Brasileira.

FONTE: CIR

http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/403-povos-indígenas-de-roraima-realizam-etapa-regional-da-conferência-nacional-de-política-indígena-no-lago-caracaranã-ti-raposa-serra-do-sol

Mais recentes de cir

 

NOTA

* A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *