Ibama devolve 375 tartarugas à natureza no sul de Roraima

Texto e fotos: Carlos Dantas – Ibama/RR
Texto e fotos: Carlos Dantas – Ibama/RR

O Ibama resgatou e devolveu à natureza 375 tartarugas durante a Operação Tabuleiro, realizada de 24 de outubro a 4 de novembro na região do Baixo Rio Branco, no município de Caracaraí, no sul de Roraima. Seis pessoas foram autuadas e devem responder criminal e administrativamente por tráfico de animais silvestres. Também, foram apreendidos cinco motores e destruídas cinco embarcações que serviam de transporte para os traficantes que abasteciam o comércio do Amazonas.   

A operação envolveu o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Viruá e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa).

De acordo com o superintendente do Ibama em Roraima, Diego Milléo Bueno, nesta época do ano os quelônios estão em fase de reprodução e, por isso, ficam mais vulneráveis. A compra e a venda de tartarugas configuram não apenas infração, mas também crime ambiental. Seis pessoas foram multadas no valor de R$ 1,5 milhão, totalizando R$ 9 milhões.

Desde outubro, uma equipe do Ibama realiza o trabalho na região, fazendo a ação de controle dos nascimentos das tartarugas nos locais onde ocorre a desova. O manejo segue até janeiro.

Texto e fotos: Carlos Dantas – Ibama/RR
Assessoria de Comunicação do Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *