ICMBio apoia a campanha salve o sauim – Lançamento será nesta terça (20) em Manaus (AM)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio dos centros nacionais de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e de Primatas Brasileiros (CPB), apoia a Campanha Salve o Sauim, que será lançada oficialmente nesta terça-feira (20), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus. O ICMBio coordena o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade para a importância da conservação da espécie de primata Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), que se encontra criticamente em perigo de extinção, em função do desmatamento e da fragmentação de seu habitat, a região metropolitana de Manaus. O sauim é tido como espécie símbolo da cidade.

A campanha será feita por meio de vídeos e petição pública. A ideia é colher o maior número de assinaturas ao documento que pedirá ações urgentes para salvar o sauim. As peças serão apresentados durante o evento de lançamento, que começa às 9h e segue até às 14h30.

Estão previstas várias atividades, como entrega de troféu e certificado a pessoas que se destacaram na conservação da espécie; palestra do coordenador do Projeto Sauim-de-coleira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Gordo; lançamento do livro “Sauim-de-coleira: a história de uma espécie ameaçada de extinção” e exposição fotográfica “Sauim-de-coleira: 192 anos de história”.

A idéia é transformar o evento num primeiro momento de discussão com a sociedade e com o poder público sobre as estratégias para conservação da espécie. Tanto que, na parte da tarde, está prevista mesa-redonda. Clique aqui para ver a programação completa.

Além do ICMBio e da Ufam, apoiam a campanha várias instituições como Ibama, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas, Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Ministério Público Federal e a ONG Wildlife Conservation Society.

PAN tem sete metas

O Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Sauim-de-coleira, que é coordenador pelo ICMBio, tem o objetivo de garantir pelo menos oito populações viáveis de saguins bicolores, reduzindo sua taxa de declínio populacional e assegurando áreas protegidas para a espécies em cinco anos.

O PAN é composto por um objetivo geral e sete metas. O monitoramento está sendo coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Proteção de Primatas Brasileiros (CPB) e supervisionado pela Coordenação Geral de Manejo para Conservação do ICMBio.

Leia também:

Preservação do sauim-de-coleira mobiliza Manaus
PAN do Sauim-de-coleira realiza novo plantio de mudas em Manaus

Comunicação ICMBio