20 projetos PCE participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 – É a quarta vez que projetos PCE se apresentam na SNCT

Como de costume, o Programa Ciência na Escola tem presença garantida em mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O PCE confirma a participação de 20 projetos, e a novidade deste ano, é que dois estão vindo do município de Borba, para compor a programação do evento. A Semana acontece em todo território nacional, em Manaus será realizado nas dependências do Bosque da Ciência entre os dias 19 a 25 de outubro de 2015. 

A vice-coordenadora do PCE, Miceia di Paula, ressalta a importância do evento e diz ser um dos mais importantes de divulgação científica do Brasil.

“Esperamos que os alunos sintam-se sujeitos ativos da produção científica do Amazonas. Muitas vezes, eles participam de ações educativas, porém não compreendem a amplitude da mesma. Este evento oportuniza e ao mesmo tempo ajuda na formação científica desses estudantes. O principal objetivo de todas as ações do PCE, é diminuir a distância entre o aluno e o saber científico”, afirma.

Atividades simultâneas irão acontecer durante os dias de programação da SNCT. Os projetos PCE, em seus variados temas, já “vestiram suas camisas” para expor suas pesquisas. O público contará com apresentações de danças culturais, temas sobre sustentabilidade, educação, histórias da Amazônia e literatura.

“A importância dessa interação entre os jovens cientistas com o público da SNCT, é o reconhecimento que os professores e alunos recebem. Mostrar seus trabalhos, ter contato com o público externo à escola, com pesquisadores que pensam da mesma forma que eles, é o principal impulsionador dessa ação”, finaliza a vice-coordenadora do PCE.

O Programa Ciência na Escola conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em vários eventos científicos. Para Denise Gutierrez, coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inpa, a participação do PCE, é de suma importância para o desenvolvimento dos jovens iniciantes no meio científico.

“A ciência não se faz a poucas mãos, a produção é uma cadeia de conhecimento. E são várias etapas para se chegar ao conhecimento máximo. A interação entre todas as gerações é um momento de troca. Esses jovens têm o que mostrar e precisam cada vez mais de espaço para expor suas pesquisas. É um círculo virtuoso e gera beneficio para todos”, disse Gutierrez.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto Nº 5.101, de 8 de Junho de 2004. Ela é realizada no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) – e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meio inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será “Luz, Ciência e Vida”. A escolha foi baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, a iniciativa é uma ação mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos.

Por: Saavik Laborda

Núcleo de Comunicação
Programa Ciencia na Escola – PCE Amazonas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *