Propostas para COP 21 chamam a atenção da imprensa em julho

Mantendo a tendência dos seis primeiros meses do ano e às vésperas da COP 21, as mudanças climáticas continuaram a pautar o noticiário em julho.     

No período, foi registrado o maior número de matérias publicadas sobre o desmatamento na Amazônia em um único mês desde o início do ano, totalizando 92 textos. Esse aumento foi motivado pelo anúncio de metas para a redução de emissões de gases do efeito estufa realizado pela presidente Dilma Rousseff em conjunto com o presidente norte-americano Barack Obama. É o que revela o monitoramento de 44 jornais diários das cinco regiões brasileiras e quatro revistas semanais, realizado pelo projeto Mídia e Amazônia. A análise quantiqualitativa da cobertura jornalística do desmatamento na Amazônia é divulgada mensalmente, com dados já disponíveis de janeiro a julho de 2015.

A visita de Dilma aos EUA no final de junho foi abordada sob o aspecto político e ambiental, em narrativas que se dividiram entre mudanças climáticas, política e democracia e desmatamento.

A cobertura também voltou a registrar resultados positivos no que se refere à menção a causas e soluções para o desmatamento. As causas tiveram maior evidência, mas a proporção de matérias que mencionaram soluções ficou acima da média dos últimos meses.

Confira aqui esses dados e muito mais na análise de mídia de julho e avalie a evolução da cobertura jornalística sobre o desmatamento na Amazônia mês a mês.

ESPECIAL – Análise de mídia: Propostas para COP 21 chamam a atenção da imprensa em julho  

Veja também as últimas matérias publicadas pela imprensa sobre o tema em:  Amazônia na mídia

24/08/2015 – EBC – PF faz operação contra desmatamento e exploração ilegal de madeira no Pará
24/08/2015 – A Crítica – Observatório da Torre Alta da Amazônia coletará dados para estudos de mudanças climáticas
23/08/2015 – O Dia – Brasil já registrou 60% das propriedades rurais
21/08/2015 – Folha de S. Paulo – Brasil adota compromisso do G7 com clima
20/08/2015 – Portal Amazônia – Cientista britânico prevê o fim da Amazônia para o ano de 2260

Visite o portal Mídia e Amazônia e saiba o que está na pauta da mídia sobre a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *