Ibama inicia atividades para combate de queimadas na temporada de seca

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo) iniciou, na terça-feira (11), as atividades do Centro Integrado de Cooperação Operacional (Ciman). O objetivo é a preparação para a temporada de seca de 2015. “A expectativa é que este seja um ano difícil por causa dos indícios de intensificação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico”, disse o chefe do Prevfogo, Rodrigo Falleiro.

O El Niño altera os padrões de chuva e intensifica a seca em algumas regiões do Brasil. Neste ano, já foram registrados 36.821 focos de calor captados via satélite, que representam um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O incêndio florestal que exigiu maior atenção nessa primeira reunião está ocorrendo em uma área de difícil acesso entre o Parque Nacional dos Campos Amazônicos e a Terra Indígena Tenharim Marmelos, no Amazonas. As principais operações de combate aos incêndios florestais no Brasil podem ser acompanhadas pelo Ciman virtual

O centro reúne as instituições que atuam no combate a incêndios florestais em nível federal para monitorar a situação durante o período crítico, compartilhar informações, definir prioridades, coordenar grandes operações e avaliar os resultados.

As instituições convidadas para o Ciman são: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Informação (Abin), Exército, Força Nacional de Segurança Pública e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás.

Ascom/Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *