Comunicação na Amazônia é tema de debate na 36ª reunião do GEEA, no Inpa

Nesta sexta-feira (14), o Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA), do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI), realizou a 36ª reunião onde foi discutido o tema “Comunicação na Amazônia”. A palestra foi ministrada pelo editor geral de jornalismo da Rede Amazônica, o jornalista Luis Augusto Pires Batista.

O jornalista fez um breve relato sobre a história da comunicação na Amazônia, traçando uma linha de tempo desde a chegada do rádio, telégrafo, imprensa escrita e um pouco da história da Rede Amazônica. Também falou sobre a sua experiência de fazer telejornalismo na região desde 2005.

Durante a palestra, Batista mostrou a relação da comunicação com a ciência, afirmando que é um grande desafio divulgar os mecanismos e os resultados das pesquisas. “Existe certa dificuldade porque muitas vezes os pesquisadores acabam se fechando e não divulgam seus trabalhos”, diz o jornalista. “Para divulgar uma matéria, o jornalista precisa ter certo domínio dela e às vezes isso requer muito estudo e escuta ao pesquisador; além disso, precisa veicular a notícia com linguagem acessível”.

O jornalista conta que há um interesse e uma preocupação em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Inpa e pelas universidades para mostrar de forma didática para a comunidade o que está sendo feito de importante na área científica na Amazônia.

Para o secretário-executivo do GEEA, o pesquisador do Inpa, Dr. Geraldo Mendes, um dos pontos mais forte do Grupo é o critério na seleção dos temas. Segundo ele, a comunicação é um dos temas mais amplos e importantes já debatidos pelo GEEA, porque trata da linguagem, do ensinamento, da aprendizagem e do próprio discurso científico.

“Este tema perpassa toda a ação do GEEA para debater assuntos e levar à sociedade e também toda ação do Inpa, que é fazer pesquisa e comunicar ciência aos seus pares e, especialmente, à sociedade”, ressalta Mendes. A próxima reunião será em setembro e tratará sobre plantas medicinais.

Para o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, a comunicação é um tema importante e fundamental. “Hoje, com a velocidade das informações, um dos maiores desafios da comunicação é digerir a grande demanda de informação e verificar a sua veracidade”.

Sobre o GEEA

Criado em 2007, o GEEA é constituído por pesquisadores, professores, gestores, executivos, estudantes e outras categorias, todos empenhados em aprender e compartilhar experiências e visões sobre a Amazônia. O resultado desse trabalho vem sendo disponibilizado à sociedade através da obra Caderno de Debates, publicada pelo Inpa e já no tomo VII.

Texto e foto Luciete Pedrosa – Ascom Inpa